O programa Maré de Oportunidades realiza, no fim de novembro, uma nova etapa de qualificação voltada à melhoria do atendimento, organização e profissionalização de trabalhadores que atuam na orla e no comércio de Pontal do Paraná.
O encontro no município será no dia 27 de novembro, das 18h30 às 21h30, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Luiz Amatuzzi, no Balneário Shangrilá.
A ação é resultado da parceria entre Sebrae/PR, Sistema Fecomércio PR, Sesc, Senac, Prefeitura de Pontal do Paraná, associações comerciais, Ampec local e a Adetur Litoral.
A formação é voltada a ambulantes, Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e demais trabalhadores do setor.
O objetivo é ampliar a discussão sobre práticas sustentáveis e a importância de valorizar o território durante todo o ano, e não somente na alta temporada.
Segundo a consultora do Sebrae/PR, Catiane dos Santos, a atividade encerra um ciclo de oficinas iniciado em outubro e introduz um tema essencial para quem atua diretamente com o público visitante.
“Além de consolidar todo o conteúdo das oficinas, trazemos um novo tema: o ambulante e a sustentabilidade de um destino turístico. Isso é fundamental, porque Pontal do Paraná recebe visitantes o ano inteiro, e os ambulantes fazem parte direta da experiência de quem chega. Quando eles se qualificam, se organizam e aplicam práticas sustentáveis, todos ganham, os negócios, o visitante e o território”, afirma.
Programa cresce e impulsiona o turismo local:
Criado inicialmente para qualificar vendedores ambulantes de praia, o Maré de Oportunidades evoluiu e hoje atua de forma integrada com diversos segmentos do comércio e do turismo de Pontal do Paraná.
A proposta atual busca garantir uma experiência positiva aos visitantes ao longo de todo o ano, contribuindo para a ampliação da renda local. Os parceiros envolvidos atuam para oferecer estrutura, mobilização e adesão dos participantes.
Rafael Rodrigues Mecatti, ambulante no município há três anos, participou de formações anteriores e afirma que a edição atual aproximou ainda mais os participantes dos instrutores.
“Os palestrantes ficaram mais perto da gente e deu para absorver melhor o conteúdo. Aprendi a me organizar no dia a dia, a melhorar o atendimento ao turista e a usar redes sociais para impulsionar as vendas. Depois da formação, minha performance melhorou muito”, comenta.
O encontro final em Pontal do Paraná complementa oficinas já realizadas no município, que abordaram atendimento ao público, manipulação de alimentos, gestão financeira, uso de redes sociais e práticas sustentáveis.
O Maré de Oportunidades é totalmente gratuito e oferece ferramentas essenciais para quem deseja aprimorar o negócio, ampliar as vendas e contribuir para uma imagem turística mais preparada e responsável no município.
Programação:
27/11 — 18h30 às 21h30
Local: Ginásio de Esportes da Escola Municipal Luiz Amatuzzi — Balneário Shangrilá
Público: Ambulantes, MEI, ME, EPP, prestadores de serviço e empresários locais
Custo: Gratuito
Inscrições: https://sigevent.pro/sebraepr/visitantes/formularios.php…
Fotos: Amanda Gouveia

Portal Litoral do paraná
Empregos em Antonina
Gravações em Antonina destacam tradição do barreado na série Sabores do Paraná
Prefeitura Age para Regularizar Concessão e Garantir Transporte de Qualidade em Paranaguá