Domingo (29/06) das 9hrs às 16hrs, o Mercado do Peixe João Linhares, em Pontal do Sul, será palco da 3ª edição da Festa dos Pescadores, o espaço recebe uma programação voltada à cultura caiçara, reunindo moradores, e mais de 200 pescadores para um dia de atividades ligadas à pesca artesanal e costumes do litoral.
Organizado pela Colônia Z-5 de Shangri-Lá e associações de pesca, o evento conta com provas tradicionais para os pescadores, como arremesso de tarrafa, entralhe, descasque de camarão e preparo do melhor prato com tainha. Terá também um show com o cantor Julian para animar o dia.
Com apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná e de empresas locais, o encontro mobiliza toda a comunidade.
Também estão previstos sorteios de equipamentos usados no dia a dia da pesca na rotina dos trabalhadores do mar.
O prefeito Rudão Gimenes comenta que os pescadores aguardam com entusiasmo. “Eles se dedicam às disputas como se fosse um torneio. Dizem que é brincadeira, mas ninguém quer perder. É um momento de lazer, mas também de muito envolvimento”, relata.
Rubens Marcelino da Veiga, o Rubinho, presidente da Colônia Z-5, resume o espírito do evento: “É um fim de semana diferente, muita conversa e um jeito bem nosso de viver perto do mar”.
A escolha do dia 29 de junho segue uma tradição associada ao Dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. A data também marca o Dia Nacional do Pescador, em sintonia com a vida das comunidades litorâneas, onde a pesca é parte essencial da rotina e da identidade local.
O evento é direcionado aos pescadores, protagonistas desse encontro que evidencia o modo de vida de quem vive do mar e preserva as tradições caiçaras.
Local: Mercado do Peixe João Linhares — Rua Erva Mate, em Pontal do Sul, próximo à Marina Central Náutica, Pontal do Paraná
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá