Evento integrou a programação da 13ª Festa Nacional da Tainha e atraiu centenas de pessoas à Rua da Praia; competição valoriza a cultura caiçara e fortalece o turismo náutico em Paranaguá.
A quarta etapa do Circuito Arrancadão de Canoas agitou as águas do Rio Itiberê no último domingo (20), reunindo pescadores, competidores e entusiastas da velocidade náutica. Realizado na Rua da Praia, o evento atraiu um grande público, que acompanhou com entusiasmo as disputas acirradas entre embarcações tradicionais. Integrada à programação da 13ª Festa Nacional da Tainha, a etapa final do circuito reafirmou o caráter esportivo e cultural da competição, consolidando-a como um dos destaques da festa.
O prefeito Adriano Ramos parabenizou os competidores e destacou a importância do evento para o fortalecimento do turismo náutico em Paranaguá. “Foi um belíssimo evento. Agradeço a cada um dos competidores que, com suas canoas potentes, abrilhantaram a 13ª Festa Nacional da Tainha.
Também deixo meu reconhecimento ao Márcio Vega, pela organização e condução exemplar da atividade, sempre atento aos pescadores que, mais uma vez, abraçaram a proposta e contribuíram para movimentar e fomentar o turismo da nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Ilhas, Pesca, Abastecimento e Aquicultura (Semdesp) Márcio Vega, acompanhou de perto a última etapa e celebrou o encerramento do circuito com entusiasmo. “As três primeiras etapas, realizadas nas comunidades de Teixeira, Almeida e Amparo, foram excelentes, mas a do Rio Itiberê teve um sabor especial. Tivemos praticamente um empate técnico na linha de chegada, foi um verdadeiro espetáculo. Fico impressionado com a presença do público e com o quanto nossa cultura caiçara está sendo valorizada”, destacou.
A Guarda Civil Municipal deu suporte aos competidores, garantindo segurança nas embarcações que partiram da região próxima à Ilha da Cotinga rumo à boia demarcada no rio.
A Capitania dos Portos sob comando do 1º sargento Marcelo Roberto Plambon, também esteve presente. “Para a Capitania dos Portos, é gratificante apoiar esse tipo de iniciativa. Acompanhamos de perto o evento, reforçando a mentalidade de segurança e boas práticas de navegação. A comunidade náutica participou ativamente, o que nos deixa muito felizes”, declarou o sargento.
O secretário de Governo Thiago Themanski Campos, enalteceu o impacto positivo da competição para o município. “Essa iniciativa fomenta o turismo, movimenta a economia local e reforça nossa identidade caiçara. Agradecemos o envolvimento de todos e parabenizamos o secretário Márcio Vega pela condução do projeto, que fortalece a tradição e beneficia a comunidade pesqueira”, disse.
A iniciativa também recebeu o apoio de empresas locais. Marcos Cordeiro Leal, gerente comercial da Agromania e representante da Buffalo Motores & Acoplados, um dos patrocinadores do evento, elogiou a estrutura e a participação do público. “O tempo colaborou, os competidores deram um show e tivemos a oportunidade de apresentar nossos produtos. Foi um evento impecável, resultado do grande empenho da organização”, afirmou.
Com sucesso consolidado, o Circuito Arrancadão de Canoas terá continuidade. A próxima etapa está prevista para acontecer na Ilha do Teixeira, com data a ser anunciada em breve. A organização garante que tudo está sendo preparado com carinho para seguir fortalecendo o turismo, a cultura náutica e a valorização das comunidades tradicionais de Paranaguá.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá