Todo o cenário foi planejado para testar as respostas dos órgãos de emergência em ações de resgate, atendimento pré-hospitalar, triagem, comunicação entre equipes e contenção de riscos.
A ação, realizada pelo 8º Grupamento de Bombeiros Militares, contou com o apoio da Portos do Paraná, Samu Litoral, Rumo Logística, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar.
Um acidente simulado envolvendo um trem, um ônibus e um carro mobilizou a comunidade portuária nesta quinta-feira (29) em Paranaguá. A ação, realizada pelo 8º Grupamento de Bombeiros Militares, contou com o apoio da Portos do Paraná, Samu Litoral, Rumo Logística, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil e Polícia Militar.
O papel da autoridade portuária no simulado foi acionar as empresas que integram o Plano de Ajuda Mútua (PAM) para auxiliarem o Corpo de Bombeiros e a empresa impactada – neste caso, a Rumo – no atendimento à ocorrência.
“Somamos forças neste treinamento, destacando a importância de ensaiar e aperfeiçoar as técnicas de atendimento e de gestão de emergências”, destacou Felipe Zacharias, assessor especialista em Saúde e Segurança do Trabalho e coordenador do PAM da Portos do Paraná.
Há nove anos, um simulado nesse formato não era realizado na área portuária. Vinte e oito pessoas representaram as vítimas, todas caracterizadas com diferentes níveis de gravidade. A cena contou ainda com outros elementos que auxiliaram as equipes no treinamento, como o vazamento de combustível.
Todo o cenário foi planejado para testar as respostas dos órgãos de emergência em ações de resgate, atendimento pré-hospitalar, triagem, comunicação entre equipes e contenção de riscos.
“Mais de 50 pessoas atuaram com extrema maestria neste simulado. A ocorrência durou cerca de 2h30, o que é um tempo aceitável para um acidente com muitas vítimas e instituições envolvidas”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Fabrício Frazatto.
Durante o atendimento, a presença do médico foi fundamental no processo de triagem. As vítimas foram posicionadas em lonas coloridas que codificam a gravidade de cada caso: a preta representava óbitos; a vermelha, ferimentos graves; a amarela, ferimentos moderados; e a verde, lesões leves.
Após a conclusão do simulado, foi realizada uma reunião com apresentação dos principais pontos positivos e dos aspectos que precisam de aperfeiçoamento no atendimento às vítimas.

Portal Litoral do paraná
63 casais oficializam união em cerimônia do Casamento Coletivo de Pontal do Paraná
Antonina celebra sucesso da Copa Ninja com atletas de todo o país e grande público
Vendaval com rajadas de 65 km/h causa estragos e mobiliza força-tarefa em Paranaguá