A Prefeitura de Matinhos informa que é possível fazer o cadastro para solicitar o Cordão de Girassol para deficiências ocultas. A solicitação poderá ser feita de forma presencial ou online.
O Cordão de Girassol é usado no mundo todo para identificar pessoas com doenças e deficiências ocultas, ou seja, que não podem ser identificadas à primeira vista.
Conforme Lei Municipal n.º 2.464/2023, entende-se como pessoa com deficiência oculta ou não visível aquela cuja deficiência não é identificada de maneira imediata de natureza mental, intelectual ou sensorial. O qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Para esta Lei são consideradas doenças, deficiências e/ou transtornos ocultos, Autismo; Transtorno de Déficit de Atenção (TDAH); Síndrome de Tourette; Doença de Chron; Visão Monocular; Visão Subnormal; Pacientes ostomizados; Transtornos psiquiátricos, tais como: ansiedade, síndrome do pânico, e psicoses, Deficiência Intelectual; Fibrose Cística; e outras deficiências que não apresentam características físicas visíveis.
A solicitação poderá ser realizada de forma presencial no setor de Protocolo da Prefeitura de Matinhos e no departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde ou online, pelo link https://matinhos.atende.net/autoatendimento/servicos/e-solicitacao-da-carteira-de-identificacao-de-doencas-ocultas/.” title=””>https://matinhos.atende.net/autoatendimento/servicos/e-solicitacao-da-carteira-de-identificacao-de-doencas-ocultas/.
O Cadastro e a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Doenças Ocultas será realizado sem qualquer custo e mediante a apresentação dos seguintes documentos:
- Certidão de nascimento ou documento de identidade e CPF;
- Comprovante de residência, do interessado ou seu representante;
- Atestado médico que possua identificação da doença ou transtorno com CID emitido por profissional do Sistema Único de Saúde (SUS) ou da Rede Privada;
- Foto padrão RG recente, do interessado;
- Cópia dos documentos de identificação (com foto e assinatura) RG dos responsáveis legais e, quando for o caso do representante legal, inclusive com a procuração, tutela ou curatela;
- Cartão SUS.
A carteira de identificação de Doenças Ocultas virá acompanhada do Cordão Girassol. Seu uso será opcional e não dispensará documentação que comprove a condição. Para os requerentes da Pessoa com TEA (Transtorno do Espectro Autista) poderá solicitar o Colar de Quebra Cabeça. Maiores informações poderão ser obtidas com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo fone 0800 3971 610, ramal 843.

Portal Litoral do paraná
63 casais oficializam união em cerimônia do Casamento Coletivo de Pontal do Paraná
Corpo de Bombeiros de Guaratuba recebe novo veículo
Dia da Família, Novembro Azul e Festival Rock Dog 9 de novembro em Pontal do Paraná