No domingo (08), foi realizada a revitalização do monumento conhecido como “caranguejo da rodoviária”. A ação foi colocada em prática através do projeto “Paranaguá mais cores”, criado em 2019 e conhecido na cidade por democratizar a cultura caiçara, através da arte urbana, com a criação de painéis que estão espalhados pelos quatro cantos do município.
Esta foi a primeira ação do projeto neste ano e garantiu uma nova identidade ao monumento que estava degradado e esquecido, dando a ele novas cores vibrantes e alegres, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico.
De acordo com Giovanni Negromonte, conhecido por Gio Negromonte, advogado e um dos artistas idealizadores do projeto, o convite para participar do mutirão de pintura é de grande importância para o fortalecimento da cultura em Paranaguá.
“Com a pintura, conseguimos transformar espaços urbanos com mais cores, a cidade fica mais colorida, mais viva. No mutirão intensificamos a relação de pertencimento entre as pessoas e a cidade”, concluiu Giovanni.
O artista procurou o secretário da pasta, Ivan Lapolli Filho, assim como a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Serviços Urbanos, para apresentar o projeto “Paranaguá mais cores” e a reunião veio de encontro com os objetivos de trabalho da equipe da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, que visa intervenções em espaços públicos para que fiquem mais atrativos para a população e para os turistas.
“Foi revitalizado um espaço degradado, que logo ganhará bancos, iluminação e um palco para o lazer dos parnanguaras”, pontuou Ivan Lapolli.
Próximas Agendas:
No próximo domingo, dia 16, a partir das 9h, o artista Gio Negromonte convida os amantes das artes e apreciadoras da pintura, para que participem da revitalização da escadaria da Copel.
Fotos: Igor Gabriel Mattanó.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá