Monitoramento em tempo real
O projeto de segurança é o monitoramento em tempo real por meio de câmeras instaladas no local da festa, com conexão direta à central da Semseg. “Temos uma câmera bem no meio da festa, com nossa central em contato direto com os agentes, visualizando qualquer situação. Toda a festa está sendo monitorada. Graças a Deus, nesses dois primeiros dias não tivemos nenhuma eventualidade”, completou Nóbrega.
A expectativa da Prefeitura é que o público ultrapasse 50 mil pessoas durante o período da Festa da Tainha, especialmente diante do clima ameno e da programação cultural e gastronômica. “Nós não temos ainda a estimativa oficial de público, mas aguardamos que supere a dos anos anteriores. Acreditamos muito que vamos passar de 50 mil pessoas com tranquilidade esse ano”, destacou o secretário de Segurança.
Em relação ao Paranaguá Motos, que acontece em agosto, também na Praça de Eventos, a estimativa é de mais de 5 mil motociclistas. Segundo Nóbrega, a segurança para esse evento também já está sendo planejada com base na mesma lógica de reforço e integração das forças.
O secretário aproveitou para fazer um alerta ao público em relação aos bloqueios de vias e cuidados no deslocamento até a área da festa. “Sabemos da dificuldade de acesso por conta de algumas ruas bloqueadas, mas é uma medida de segurança. Pedimos a colaboração de todos e, em caso de necessidade, que entrem em contato direto com a Guarda Municipal”, disse.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, este ano foi adotada uma estratégia inédita de integração e reforço operacional.
“Esse ano a gente veio diferente, porque estamos com alguns reforços a mais. Temos agentes de segurança em escala extra e um novo posicionamento de gestão. Pela primeira vez, temos um local fixo para acolher os profissionais da GCM e da Polícia Militar, que antes ficavam apenas em viaturas. Agora temos uma barraca montada ao lado do palco, com viaturas de prontidão”, explicou.
Além da base fixa, a estrutura de patrulhamento também conta com três equipes de motociclistas que circulam permanentemente pelo entorno da Praça de Eventos, incluindo o palco Tutóia e a orla do Rio Itiberê. “Esses motociclistas ficam rodando o tempo todo, não ficam parados. E também temos agentes circulando a pé, em duplas ou grupos de quatro”, afirmou o secretário.
O telefone da GCM é (41) 3721-1846. A Semseg reforça que, mesmo não sendo um número 24 horas, os atendimentos são feitos de forma contínua durante os períodos de festa.
Portal Litoral do paraná
Portos do Paraná inicia modernização de R$ 29 milhões no Píer Público de Granéis Líquidos
MEI tem direito a seguro-desemprego?
Oficina de Pintura reúne comunidade e transforma escola da Ilha de Eufrasina