
Qual a origem histórica do Corpus Christi?
A celebração de Corpus Christi tem sua origem registrada a partir do século XIII, quando, em 1264, o Papa Urbano IV instituiu oficialmente a cerimônia, após ter acesso aos segredos, recebidos em sonho, pela freira belga Juliana de Cornillon, cujas visões a instruíam ao estabelecimento de uma festa em honra ao Santíssimo Sacramento. A data reconstitui a memória da última ceia de Jesus Cristo e seus apóstolos.


As cidades que fazem parte da mesma Diocese Paranaguá, Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba (2 paróquias), Matinhos (2 paróquias), Morretes, Pontal do Paraná (2 paróquias) e Tunas, também haverá a missa solene seguida de procissão.


São realizadas na igreja matriz de cada município e nas principais paróquias, com a procissão tradicional pelos tapetes confeccionados pelos fiéis.
A expressão “Corpus Christi” é de origem latina e significa “Corpo de Cristo”. A festa é uma oportunidade para os fiéis católicos celebrarem a presença real de Jesus Cristo na Eucaristia, quando, segundo a tradição, o pão e o vinho são transformados no corpo e sangue de Cristo, durante a missa.



A tradição dos tapetes em ruas
Uma das características singulares do Corpus Christi, em muitas localidades, é a produção de tapetes nas ruas, coloridos e elaborados com pétalas de flores, serragem colorida, sal, areia e outros materiais. A produção forma desenhos religiosos que percorrem as ruas por onde passam procissões.
Esta tradição, comum em países como Portugal e Espanha, foi trazida ao Brasil no período colonial, entre os séculos XVI e XIX. Os tapetes mencionam, simbolicamente, à acolhida de Cristo nas ruas de Jerusálem.


Procissões e Adoração
Ao longo do dia de Corpus Christi, acontecem procissões solenes, nas quais os fiéis saem em marcha por ruas, transportando a hóstia consagrada em um ostensório. Igrejas realizam também momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, permitindo que os fiéis se aproximem e façam orações em contemplação e agradecimento.



















Portal Litoral do paraná
VEN: Tecnologia, Humanização e Qualidade de Vida no Cuidado Auditivo em Paranaguá
Tribunal de Contas aponta que na gestão do ex-prefeito Marcelo Roque a Paranaguá Previdência, ignorou regra do Banco Central e causou prejuízo de R$ 4 Milhões aos servidores.
Emoção e fé marcam grande manifestação em apoio ao Padre Binu em Paranaguá