Expansão do turismo marítimo: Paranaguá planeja terminal de passageiros.
De olho no futuro
O encerramento da temporada foi marcado pelo otimismo em relação às próximas recepções de navios. Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor , afirma que o estado já planeja futuras temporadas, consolidando-se como um player estratégico no turismo de cruzeiros.
A recepção calorosa de profissionais como Karina proprietária da VPA Tur, é essencial para garantir uma experiência positiva aos turistas, incentivando o retorno e a recomendação do destino. Além de fortalecer o comércio e os serviços, a chegada dos cruzeiros também valoriza o patrimônio histórico e cultural da cidade, destacando sua riqueza natural e gastronômica. Paranaguá tem muito a oferecer, e o turismo marítimo é uma janela importante para mostrar suas belezas ao mundo, diz Karina
Segunda temporada de cruzeiros
A temporada 2024/2025 contou com uma estrutura de recepção montada pela Secretaria de Estado do Turismo (SETU-PR), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur Litoral), na Praça Mário Roque, no Centro Histórico de Paranaguá. Toda a operação teve o apoio da Portos do Paraná. A primeira temporada, realizada entre dezembro de 2023 e março de 2024, contou com 16 escalas e movimentou mais de R$ 25 milhões na economia local.
Investimentos no setor
O Governo do Paraná, por meio da Portos do Paraná e da Secretaria do Turismo, pretende manter a operação de cruzeiros em Paranaguá e negociar novas rotas com operadoras ao longo de 2025.
Para aprimorar ainda mais a recepção dos passageiros, a Portos do Paraná está elaborando um projeto básico para a construção de um terminal de recepção de passageiros próximo ao porto. A obra ainda não tem previsão de início.
Após a conclusão do projeto, serão realizados os trâmites licitatórios para a contratação da empresa executora. A empresa pública também está desenvolvendo um projeto para a construção de um píer exclusivo para a recepção de passageiros, que também não tem previsão de início.
A oitava escala do navio de cruzeiro MSC Armonia, registrada nesta sexta-feira (31), encerrou a temporada 2024/2025 em Paranaguá. Ao todo, as oito atracações trouxeram 19.261 pessoas para o litoral paranaense. Destas, 13.190 cruzeiristas e tripulantes movimentaram o comércio, os atrativos turísticos, os passeios e os agentes de turismo da região.
“A temporada certamente gerou uma injeção significativa na economia. Os turistas puderam conhecer o nosso porto e desfrutar das belezas naturais e da nossa cultura. Sem dúvida, tiveram uma experiência incrível em nosso litoral nesta segunda temporada de cruzeiros”, comentou o diretor de Operações da Portos do Paraná, Gabriel Vieira.
Para o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes, o encerramento da temporada mostra como o estado tem se posicionado cada vez mais como um destino com potencial para cruzeiros. “Desde a última temporada, no final de 2023 e começo de 2024, temos mostrado que o Paraná tem potencial para grandes operações de cruzeiros marítimos. Aprendemos muito com as primeiras escalas e evoluímos nesta segunda temporada”, afirmou Nunes.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá