05/11/2025

Cuidado e prevenção: proposta de Irineu Cruz leva atendimento de saúde às unidades infantis

CMEIs passam a contar com suporte de enfermagem.

Por autoria do vereador Irineu Cruz, foi aprovado o Projeto de Lei nº 6669/2025, que torna obrigatória a presença de um auxiliar ou técnico de enfermagem em todos os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Paranaguá.

A medida reforça o compromisso com a proteção e o cuidado das crianças atendidas pela rede municipal, garantindo atendimento imediato em casos de emergência, além de orientação e apoio aos servidores e famílias sobre primeiros socorros e ações preventivas de saúde.

“Nosso objetivo é oferecer mais segurança às crianças e tranquilidade às famílias. Situações de engasgamento, febre alta, alergias e quedas acontecem, e ter um profissional capacitado no local faz toda diferença”, afirmou o vereador Irineu Cruz.

Importância da medida

Nos primeiros anos de vida, as crianças estão mais sujeitas a situações que exigem atenção rápida, como:

Engasgamentos durante a alimentação
Crises alérgicas
Febre repentina ou convulsões febris
Quedas e pequenos acidentes
Necessidade de curativos e cuidados imediatos

Com um profissional de enfermagem no local, o atendimento é iniciado antes da chegada do SAMU, aumentando as chances de evitar complicações e garantindo resposta mais rápida e segura.

Além disso, esses profissionais poderão:

Acompanhar condições de saúde das crianças
Auxiliar em protocolos de higiene e prevenção
Orientar professores e familiares
Contribuir para ações de saúde preventiva dentro das unidades

Responsabilidade com a vida e a educação

Paranaguá dá mais um passo para fortalecer a segurança e o bem-estar no ambiente escolar. A presença de técnicos ou auxiliares de enfermagem nos CMEIs representa um avanço para a educação infantil, unindo cuidado, prevenção e proteção à primeira infância.

A iniciativa reforça o papel do Legislativo em promover políticas públicas que defendem a vida e acolhem as necessidades das famílias parnanguaras.

Foto e texto Joel C. Mattanó