Campanha visa proteger crianças menores de 5 anos contra a doença
Sempre pensando na saúde das crianças, a Secretaria Municipal de Saúde, está organizando o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite neste sábado, 8. O público-alvo são crianças com menos de 5 anos.
Neste Dia D, todas as unidades básicas de saúde estarão equipadas para administrar a vacina contra a poliomielite com exceção do Branquinho e Gabriel de Lara. Além disso, haverá um posto de vacinação adicional no Terminal Urbano, localizado no centro da cidade, que funcionará das 8h às 16h. É importante que os pais ou responsáveis levem a carteira de vacinação e um documento de identificação da criança.
“Aproveitaremos ainda para atualizar o calendário vacinal das crianças. Desta forma, aquelas que estiverem com vacinas em atraso também poderão receber essas imunizações, por isso é importante que o responsável leve a carteirinha de vacinação da criança”, informa a superintendente de Vigilância em Saúde, Cleonice Ferreira.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite foi lançada em todo o Brasil em 27 de maio e continuará até 14 de junho, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. O objetivo é imunizar pelo menos 95% das crianças elegíveis.
Este ano, a campanha assume uma importância ainda maior, pois o Brasil está em processo de transição de duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). A partir do segundo semestre de 2024, tanto o esquema de vacinação quanto a dose de reforço serão realizados exclusivamente com a VIP. As diretrizes para essa mudança serão distribuídas a todos os estados e municípios.
A vacinação é a única maneira de prevenir a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil. Embora o Dia D seja neste sábado, a vacina continuará disponível em todas as unidades básicas de saúde após essa data.
Portal Litoral do paraná
Paranaguá avança na implantação do Programa Proteger com formação para Rede de Proteção da Criança e do Adolescente
Câncer de pulmão: saiba sobre os sintomas, diagnóstico e tratamento
Paranaguá. Obra histórica para acabar com alagamentos na Vila Horizonte.