No dia 31 de maio comemora-se o Dia Mundial do Acolhimento Familiar.
Esta modalidade consiste em famílias que se voluntariam para acolher temporariamente em seus lares uma criança ou adolescente em medida protetiva judicial. É a modalidade de acolhimento mais vantajosa para o desenvolvimento psicossocial da maioria das crianças e adolescentes, pois permite atendimento personalizado e individualizado, maior acesso à convivência comunitária e a construção de vínculos mais estáveis.
O acolhimento familiar já é um modelo consolidado em alguns países. Na Austrália, por exemplo, 91% das crianças e adolescentes afastados do convívio com a família de origem estão em acolhimento familiar, nos Estados Unidos 75%, na Espanha 60%, no Chile 45%.
No Brasil ainda há um longo caminho a trilhar, menos de 5% das mais de 30 mil crianças e adolescentes em medida protetiva estão em acolhimento familiar, o restante encontra-se em abrigos ou casas lares. Essa também é uma realidade de Guaratuba.
A meta é a ampliação do Acolhimento Familiar no Brasil para 25% nos próximos quatro anos.
Esse é um trabalho social com começo, meio e fim, mas o resultado é para sempre. Em Guaratuba, temos o Serviço da Família Acolhedora! Se você se interessou e quer ajudar a ampliar o acolhimento familiar no nosso município, entre em contato pelo Telefone/Whatsapp (41) 3472-8549 ou faça uma visita à sede do SFA situada na Avenida 29 de abril, nº 802, Centro.
Portal Litoral do paraná
Portos do Paraná inicia modernização de R$ 29 milhões no Píer Público de Granéis Líquidos
MEI tem direito a seguro-desemprego?
Oficina de Pintura reúne comunidade e transforma escola da Ilha de Eufrasina