O Balneário de Gaivotas, no município de Matinhos, foi palco da 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador em 2025 neste final de semana. O evento, realizado pela Federação Paranaense de Surf (FPSurf) em parceria com o Governo do Estado do Paraná, fez parte da programação dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) e do Verão Maior Paraná.
A etapa contou com mais de 100 competidores em disputa pela primeira colocação em 13 categorias. Foram conhecidos os primeiros campeões 40+ Masculino, Master, Open Masculino e Feminino, Universitário, Curitiba, Sub-18 Masculino, Sub-16 Masculino e Feminino, Sub-14 Masculino e Feminino e Sub-12 Masculino.
A etapa contou com duas gerações da mesma família em disputa, caso do atleta Jihad Khodr, bicampeão brasileiro de surfe, e seu filho Gabriel Chiah. “Foi uma experiência nova, nos divertimos juntos. Parabenizo o Governo do Estado e os organizadores pela excelente estrutura e por um evento repleto de surfistas de alto nível”, afirma Khodr, que acabou campeão da categoria 40+, enquanto o filho encerrou na segunda colocação do Sub-14.
Tiago Campos, diretor de inovação e Desenvolvimento da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), exaltou a parceria entre governo e federação. “É motivo de orgulho e tem dado muito certo, seja nos campeonatos estaduais ou nacionais. Fomos agraciados com o tempo bom e praia lotada, que é o objetivo dos Jogos de Aventura e Natureza: agir como indutor do turismo e gerador de emprego e renda”, disse.
O evento foi o último dos JANs dentro da programação do Verão Maior Paraná nas areias do Litoral. Desde dezembro, foram realizadas mais de 30 competições esportivas, com participação de atletas de diversos estados e até mesmo de outros países, como o master de bodyboarding, uma etapa do circuito mundial de beach tennis e o Verão Maior Fight Show.
“Foi uma grande satisfação mostrar à população paranaense o quanto o Estado se consolidou como um polo esportivo em nível nacional e internacional, promovendo oportunidades para nossos atletas e atraindo turistas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Estamos, de fato, utilizando o esporte como um elemento chave para o desenvolvimento econômico do litoral paranaense”, afirmou Campos
Confira:
Categoria Open
1º Lugar: Ryan Coelho (PR)
Categoria Open Feminino
1º Lugar: Isabela Aoto de Liz (PR)
Categoria Master:
1º Lugar: Gabriel Castigliola (SC)
Categoria Curitiba
1º Lugar: Aderbean Andrade (PR)
Categoria Universitário
1º Lugar: Carlos Nascimento (PR)
Categoria Sub18 Masculino
1º Lugar: Kaua Carvalho (PR)
Categoria Sub-16 Masculino
1º Lugar: Kaua Carvalho (PR)
Categoria Sub-16 Feminino:
1º Lugar: Isabela Aoto de Liz (PR)
Categoria Sub-14 Masculino
1º Lugar: Davi Marques (PR)
Categoria Sub-14 Feminino
1º Lugar: Analu Eriksson (SC)
Categoria Sub-12 Masculino
1º Lugar: Gustavo Frutuoso (PR)
Categoria 40+
1º Lugar: Jihad Khodr (PR)
Categoria 50+
1º Lugar: Marciello Amadei (PR)
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá