Antonina celebra a força da sua cultura e identidade com a abertura da exposição ARTeNina Itinerante, começõu na última sexta-feira (9), no Theatro Municipal. A mostra reúne trabalhos artesanais de grande originalidade e valor cultural, produzidos por membros da Associação dos Artesãos de Antonina, e segue aberta à visitação até o dia 29 de junho, nos espaços do Theatro e da Estação Ferroviária da cidade.
Durante a solenidade de abertura, o público teve a oportunidade de participar de uma palestra especial com a arquiteta Juliany Paes, que falou sobre o processo de concepção e desenvolvimento do projeto ARTeNina, ressaltando a importância da valorização dos saberes tradicionais no contexto do desenvolvimento sustentável e cultural do município.
O evento também contou com a presença de Marcel Fernandes, referência promoção cultural local.
A exposição apresenta peças em crochê, bijuterias, esculturas em madeira, utilitários artesanais, bonecos em feltro com materiais recicláveis e obras produzidas a partir da capa da folha de palmito — um saber tradicional caiçara que se destaca pela criatividade e preservação da identidade local. Os artesãos Adriele, Cida, Clotilde, Denise, Eliane Bee, José Carlos, Samanta e Zaíra assinam as obras que encantam moradores e visitantes.
A mostra é uma realização da Associação dos Artesãos de Antonina, com apoio da Prefeitura Municipal de Antonina, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico. A entrada é gratuita, e toda a comunidade está convidada a prestigiar essa rica manifestação de arte e tradição.
Serviço: Exposição ARTeNina Itinerante
Local: Theatro Municipal de Antonina
Visitação: de 10 de maio a 29 de junho de 2025
Locais: Theatro Municipal e Estação Ferroviária de Antonina
Horário: Comercial
Entrada: Gratuita
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá