Na manhã da quarta-feira (25), o Departamento Antidrogas da Guarda Civil Municipal (GCM) de Paranaguá realizou uma panfletagem na cabeceira da Passarela Antonio José Sant’Anna Lobo Neto, na Ilha dos Valadares. A ação integrou as atividades da Semana Internacional de Combate às Drogas, lembrada oficialmente em 26 de junho, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança (Semseg) e do Projeto Amigos dos Amigos, voltado ao resgate de dependentes químicos.
De acordo com o Guarda Civil Municipal Leovanir Freitas da Silva Junior, a iniciativa busca despertar a consciência da população sobre os impactos causados pelas drogas na sociedade. “Estamos aqui para trazer informação e promover conscientização. Esta é uma semana de combate às drogas e aproveitamos para dar maior visibilidade a esse trabalho que realizamos o ano todo”, destacou.
Leovanir explicou que o Departamento Antidrogas da GCM, criado em 2008, tem como principal foco a prevenção, sendo o projeto “Vida Saudável Sem Drogas” nas escolas uma de suas principais frentes de atuação. O programa é voltado especialmente para alunos do quarto ano da rede pública.
O GCM fez um apelo direto aos jovens, pedindo que se mantenham afastados das drogas. “O assédio aos jovens é grande, e se eles não tiverem informação, serão alvos fáceis. Existe um futuro melhor sem drogas”, afirmou.
José Brasílio Cunha, coordenador do Programa de Educação Antidrogas da GCM, ligado à Secretaria de Educação (Semedi), também participou da ação e reforçou a importância da prevenção. “Sabemos o quanto é difícil o resgate. Por isso focamos na prevenção. Nós, como pais e sociedade, não podemos deixar de falar sobre as consequências.”

Brasílio destacou o trabalho contínuo do Departamento Antidrogas e elogiou a retomada das ações pelo atual prefeito Adriano Ramos. “A reabertura do departamento mostra que não vamos cruzar os braços. Vamos contra-atacar com informação e com amor ao próximo.”
Ele também lembrou do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), presente no Brasil desde 1992 e consolidado nos estados brasileiros desde 2002. “O Proerd continua sendo um aliado na conscientização de nossas crianças e famílias.”
Juliano Freire, presidente do Projeto Amigos dos Amigos — entidade parceira da GCM na panfletagem — também participou da ação e falou sobre a importância de projetos voltados à prevenção e recuperação de dependentes químicos. “Temos resultados concretos. Pessoas que saíram das ruas e hoje são trabalhadores, pais de família, reintegrados à sociedade. Isso prova que vale a pena investir na prevenção”, afirmou.
Segundo Freire, o projeto atua em Paranaguá há 18 anos e também oferece apoio aos familiares dos dependentes, conhecidos como codependentes. “Quando envolvemos a família, os resultados são ainda melhores. É a família quem mais sofre e, quando ela se aproxima, conseguimos alcançar mais pessoas.”
A panfletagem na Ilha dos Valadares se somou a uma série de ações promovidas na cidade para marcar o Dia Internacional de Combate às Drogas, reforçando a necessidade de uma sociedade engajada e consciente no enfrentamento desse grave problema social, explicou que o Departamento Antidrogas da GCM, criado em 2008, tem como principal foco a prevenção, sendo o projeto “Vida Saudável Sem Drogas” nas escolas uma de suas principais frentes de atuação. O programa é voltado especialmente para alunos do quarto ano da rede pública.

Portal Litoral do paraná
Empregos em Antonina
Gravações em Antonina destacam tradição do barreado na série Sabores do Paraná
Prefeitura Age para Regularizar Concessão e Garantir Transporte de Qualidade em Paranaguá