O Carnaval de 2025 chegou ao fim com grande movimentação financeira e de público nos principais destinos que celebram a data. Atraindo grandes holofotes às festividades do Estado, milhares de foliões e turistas frequentaram as programações em Curitiba e nos municípios do Litoral do Paraná. A movimentação também foi benéfica a diversos setores ligados ao turismo paranaense, que registraram aumentos significativos nas vendas e ocupação no período.
A folia do Litoral foi responsável por atrair mais de 1,3 milhão de pessoas ao longo de suas programações, enquanto o tradicional desfile de escolas de samba e a Zombie Walk em Curitiba captaram mais de 70 mil pessoas no último sábado e domingo. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e da Prefeitura de Curitiba.
“A cada ano que passa, o Paraná se torna um destino mais buscado por turistas durante a época de Carnaval, muito por seus atrativos alternativos, boa gastronomia e rede hoteleira preparada”, disse Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo. “As empresas do setor no Paraná entendem que nenhuma outra gestão apoiou e desenvolveu tanto o turismo como agora. Isso é importante, porque é a iniciativa privada que carrega o setor, gerando emprego, renda e qualidade de vida à população”.
Segundo o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), o Litoral do Paraná – contando os sete municípios e a Ilha do Mel – teve uma ocupação de 95% em sua rede hoteleira durante o feriado de Carnaval. Ainda segundo o órgão, Curitiba registrou uma média de 80% na taxa de ocupação de seus meios de hospedagem no mesmo período.
A vice-presidente do sindicato, Karla Sottomaior, afirma que a infraestrutura turística, gastronomia e programações gratuitas influenciam os bons números conquistados pelo setor. “O aumento significativo é devido ao fluxo de turistas que buscam aproveitar as festas, atrativos e as belezas naturais dos destinos. Nos últimos anos, a hotelaria do Litoral paranaense tem se preparado para atender uma demanda cada vez maior nessa época. Isso é reflexo também das ações do Estado, com shows, cultura, melhoria da infraestrutura e outras atrações”, explicou.
RESULTADOS NA PRÁTICA – Conforme projeção da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), a expectativa era de que o Carnaval 2025 gerasse um faturamento de R$ 712 milhões no Paraná, 3,6% a mais que o ano anterior.
Outros dados que reforçavam o grande movimento no Estado durante a folia eram da Prefeitura de Curitiba, que previa um movimento 10% maior na Rodoviária da Capital – na comparação com o mesmo período do ano anterior, com 41 mil embarques e 34 mil desembarques previstos no período.
A movimentação se comprovou dentro de grande parte dos setores ligados ao turismo e entretenimento. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), esses estabelecimentos registraram um aumento de 50% nas vendas durante o Carnaval curitibano, além de um aumento de 20% na contratação de mão de obra temporária.
O presidente da associação, Fábio Aguayo, afirma que o Carnaval curitibano de 2025 foi surpreendente ao setor, segundo ele, um dos melhores de todos os tempos.
“A movimentação foi muito grande. O clima, aliado com as opções variadas de folia, foram responsáveis por atrair muitos visitantes de outras partes do Paraná e do Brasil. Onde haviam empresas do nosso setor, houve movimentação intensa de público, até mesmo com estabelecimentos contratando gente de última hora para atender a demanda”, disse.
Em outro recorte, a Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV-PR) aponta que houve um aumento de 25% na busca de turistas pelo destino Paraná durante o período. É o que explica João Alceu Rigon Filho, presidente da associação estadual.
“Junto aos nossos associados, também notamos um aumento na presença de turistas latino-americanos no Paraná durante o Carnaval. Encaramos isso como uma influência dos voos diretos, que ligam o Estado a outros países. Essa tendência positiva deve continuar em crescimento”, afirmou.
LITORAL EM DESTAQUE – A aprovação, faturamento e grande movimento de turistas no Litoral paranaense vem ao encontro com uma pesquisa realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR). A sondagem de opinião sobre a edição 2024/25 do Verão Maior Paraná, no Litoral e nas praias de água doce da região Noroeste, foi lançada em fevereiro e contou com o trabalho de pesquisadores do órgão e de acadêmicos da temporada.
Na questão da infraestrutura do Litoral, 59,4% dos entrevistados avaliaram a Orla e a faixa de Areia de Matinhos como excelente ou boa. As obras da Ponte de Guaratuba foram avaliadas como importantes ou muito importantes por 82,3% dos consultados, enquanto as obras de implementação de coleta e tratamento de esgoto na Ilha do Mel também foram avaliadas positivamente por 69,4% dos respondentes.
Os maiores índices avaliados como excelentes ou bons pelos turistas e visitantes no Litoral do Paraná foram a segurança pública, com aprovação de 84,4%; gastronomia, bares e restaurantes (70,6%); limpeza das praias (67,1%); e questões relacionadas às informações turísticas (65,2%).
Dados sobre acessibilidade durante a temporada também foram compilados pela pesquisa da Setu-PR. No Litoral, 7,5% dos entrevistados eram ou estavam acompanhados de uma Pessoa com Deficiência (PcD), destes, 60,5% avaliaram a acessibilidade das praias como boa ou muito boa para esse público.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá