Durante o Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu, foi realizado o lançamento do projeto Caminhos do Peabiru. Paranaguá fará parte do resgate da importante trilha histórica que percorre 86 municípios e 29 distritos administrativos.
A secretária municipal de Cultura e Turismo, Maria Plahtyn, e a superintendente de fomento e incentivo à cultura, Aline Pschera, participaram do momento.
“A Ilha da Cotinga será o portal de início no Paraná, da maior trilha de longo curso das Américas, que soma-se em mais um produto turístico que impulsiona a nossa cidade. O projeto vai resgatar, proteger e fomentar o turismo e a cultura das cidades que circundam a trilha”, destacou a secretária.
Quem explanou sobre o assunto foi a gerente de projetos da Paraná Projetos, do Governo do Estado, Tyeme Bando. O Caminho do Peabiru conta com um trecho de 1.550 quilômetros de extensão em espaços ramificados que vão de Paranaguá a Peabiru, de Peabiru a Foz do Iguaçu e de Peabiru a Guaíra.
SOBRE OS CAMINHOS
Os caminhos do Peabiru fazem parte da milenar rota transcontinental que ligava o Oceano Atlântico ao Pacífico, atravessando o Brasil, passando por Paraná, São Paulo e Santa Catarina e Paraguai, Bolívia e Peru. A região conta com vestígios arqueológicos que ultrapassam 3 mil quilômetros, carregados de histórias, lendas e aventuras.
O percurso histórico, criado pelos índios guaranis, integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas) do governo federal e foi declarado Patrimônio de Natureza Cultural e Imaterial Paranaense a Rota Transcontinental Caminhos do Peabiru.
As rotas sinalizadas pelo projeto vão estimular a economia criativa, atrair turistas nacionais e internacionais, incrementar as redes de restaurantes, pousadas, hotéis, artesanato e o comércio local; estimular a saúde pelo contato com a natureza, jogos, caminhadas, cavalgadas, dentre outros eventos, inclusive, divulgação dos pratos típicos.
Jornalista: Camila Roque e Emanuel Andrade
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá