Cultura imortalizada: Cineasta Ciro Matoso dá nome a logradouro público
Projeto de Lei N.º 6535/2025, de autoria do presidente da Casa de Leis, Adalberto Araújo, que denomina de “Ciro Jocelim Matoso” uma rua ou logradouro público de Paranaguá, aprovado em primeira votação. Ciro Matoso, nascido em Eldorado (SP) em 1933, mudou-se para Paranaguá ainda criança.
Após trabalhar como fiscal do Instituto Brasileiro do Café (IBC), dedicou-se ao cinema de forma autodidata, utilizando uma câmera Super-8 adquirida nos anos 70. Seu primeiro filme, “Aparição da Virgem do Rocio” (1975), obra muda de 30 minutos, recebeu o prêmio Incentivo no Festival Nacional de Super-8 em Curitiba. Além de cineasta, Matoso era músico e compositor, com premiações em festivais.
Conhecido por seu espírito inventivo e compromisso com a cultura, produziu filmes com recursos próprios, retratando a história e os costumes da região. Sua morte, em 2019, aos 85 anos, deixou um legado artístico que agora será lembrado por meio desta homenagem.
A iniciativa reforça o valor de Matoso como patrimônio cultural do litoral paranaense.
Da assessoria
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá