A Câmara Municipal de Paranaguá realizou na noite desta segunda-feira, 14, a 19.ª Sessão Ordinária do 1.º biênio da 19.ª Legislatura. Durante a Ordem do Dia, os vereadores aprovaram uma série de projetos e requerimentos que contemplam temas relevantes para o município e sua população.
Projetos Aprovados
Entre os destaques, foram aprovados os Projetos de Lei N.º 6546/2025 e 6547/2025, ambos de autoria do Poder Executivo Municipal. As propostas autorizam o Município a desafetar e alienar um terreno específico, além de estabelecer outras providências.
Outro item importante aprovado foi o Projeto de Resolução N.º 0527/2025, de autoria do vereador Adalberto Araújo, com coautoria dos demais parlamentares, que revogou a Resolução n.º 0488/2024.
Ainda sobre o tema, foi aprovado o Projeto de Lei N.º 6554/2025, apresentado pelos vereadores Adalberto Araújo, Gisleine do Nascimento Bento Silva e Irineu José da Cruz Alves, regulamenta a nova concessão de Ajuda de Custo aos servidores públicos da Casa Legislativa.
Requerimentos
Na sessão, também foram aprovados importantes requerimentos, como o Requerimento N.º 0099/2025, de autoria do vereador Welington dos Santos Frandji. O documento solicita que a Administração Municipal se comprometa a não fechar, no futuro, a Escola Municipal Professor Randolfo Arzua, mesmo que haja necessidade de mudança de endereço, respeitando as características do zoneamento.
Já o Requerimento N.º 0108/2025, do vereador Irineu José da Cruz Alves, solicita a disponibilização do Plenário da Câmara para que Paulo Henrique de Oliveira Alves utilize a Tribuna Livre e apresente os avanços da cidade na área de Saúde Mental, em data a ser definida.
Por fim, o Requerimento N.º 0141/2025, de autoria do vereador Eduardo Francisco Costa de Oliveira, pede à Prefeitura e à Secretaria de Planejamento e Gestão a realização de estudos para implantação de uma quadra de bocha na região do Aeroparque.
Educação Especial
A Câmara recebeu a visita de uma comitiva da Escola Municipal “Profª. Eva Tereza Amarante Cavani”, composta por Professores e colaboradores da instituição, além de alguns pais de alunos. Eles foram recebidos pelo presidente da Casa de Leis, Adalberto Araújo, e pelos vereadores Halleson Stieglitz e Tenile Xavier. O encontro também contou com a participação da Secretária de Educação, Fabiola Arcega.
Após a conversa, os profissionais da educação acompanharam os trabalhos legislativos, e na oportunidade foram convidados, em data a ser marcada, a utilizar a Tribuna Livre para apresentar o importante trabalho desenvolvido pela Instituição no município.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá