A Portos do Paraná entrou para a história da B3 – a Bolsa de Valores do Brasil – com a maior arrecadação de outorga, somando três áreas portuárias leiloadas nesta quinta-feira (30). Os lances para os PARs 14, 15 e 25 atingiram R$ 855 milhões. As empresas vencedoras do certame terão que investir R$ 2,2 bilhões nos próximos anos. Com o arrendamento dos três PARs, a Portos do Paraná atinge 100% de regularização de suas áreas, passando a ser a primeira autoridade portuária do Brasil a conquistar esse feito.
“Eram oito áreas que, há muito tempo, aguardavam regularização, e hoje o Porto de Paranaguá é o primeiro porto brasileiro com todas as concessões plenamente legalizadas. Certamente, esse é um motivo de muito orgulho para nós”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“A Portos do Paraná é a única autoridade portuária que pode ir a público e dizer que regularizou todas as áreas, e isto é um ativo da gestão do porto. Com certeza, vale a pena a gente comemorar”, declarou o secretário nacional de Portos, Alex Ávila.
Os leilões também bateram outro recorde na B3: pela primeira vez na história da bolsa de valores brasileira, um leilão público portuário recebeu seis propostas para uma única área – o PAR15. Os PAR14 e PAR25 receberam cinco propostas cada.
“É o maior leilão da história da Bolsa de Valores de São Paulo, da B3, em volume de participantes no setor portuário. Então, mais uma vez, o Paraná fazendo história, batendo recordes e, acima de tudo, dando a garantia para o povo paranaense de que o Porto do Paraná vai continuar sendo o melhor porto, o porto mais eficiente do Brasil”, declarou o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior.
Todas as áreas são brownfield (instalações/infraestruturas já existentes) e movimentam granéis sólidos vegetais, principalmente soja, farelo de soja e milho. Os arrendamentos poderão ser explorados ao longo de 35 anos e deverão aportar R$ 1,2 bilhão para a construção do píer em “T”. A obra contará ainda com a participação do Governo do Paraná, com o repasse de R$ 1 bilhão – o primeiro investimento público do Estado nos portos paranaenses nas últimas cinco décadas.
“Acredito que a grande concorrência se deve ao fato de estarmos chegando às últimas áreas de leilão, que são extremamente relevantes para o agro, sendo um dos principais corredores de exportação do país”, afirmou a secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori.
O arrendamento que mais recebeu propostas foi o PAR15, um espaço de 43,2 mil m², que teve entre os concorrentes Arco Norte, ALDC, BTG, Cargill, ICTSI e Infra II. A vencedora foi a Cargill Brasil Participações, com o lance de R$ 411 milhões. A empresa também será responsável por R$ 293 milhões em investimentos na estrutura arrematada, além de R$ 311 milhões de aporte para o píer em “T”.
O PAR14, que contém o Silo Público, é um ambiente greenfield (espaço a ser edificado). As empresas que mostraram interesse foram BTG, ICTSI, Infra II, Potencial e Rocha. O maior lance foi dado pela BTG Pactual Commodities: R$ 225 milhões. O contrato prevê que o terminal, com 82,4 mil m², receberá R$ 529 milhões em investimentos estruturais e um aporte de R$ 477 milhões para o píer em “T”.
As empresas que concorreram no PAR25 foram o Consórcio ALDC, BTG, ICTSI, Interalli e Rocha. O Consórcio ALDC apresentou o valor de outorga de R$ 219 milhões e garantiu o arremate. A nova arrendatária terá que aplicar R$ 233 milhões em melhorias da área de 43,4 mil m², além de investir mais R$ 331 milhões no píer em “T”.
Pioneirismo
A Portos do Paraná foi a primeira autoridade portuária brasileira a realizar seus próprios leilões. Essa conquista foi possível a partir de 2019, quando passou a ser a primeira autoridade portuária a obter autonomia administrativa. Desde então, cinco leilões de áreas foram realizados, somando cerca de R$ 60 milhões arrecadados em outorgas e totalizando R$ 1,3 bilhão em contratos.
Ainda na linha de quebrar paradigmas, está em fase final o processo de concessão do Canal de Acesso ao Porto de Paranaguá – a primeira desse tipo já feita no Brasil. No último dia 23, o TCU autorizou o leilão, que ainda não tem data marcada. “O governo federal e o governo estadual, sob a liderança do governador Ratinho, avançaram ao propor o primeiro leilão de canal de acesso da história do Brasil, que é o canal de Paranaguá e que será um marco para o país”, comentou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Dados expressivos
Outros números se somam ao momento histórico do Porto de Paranaguá, que completou 90 anos em março. É o segundo maior em movimentação de cargas no país, tendo atingido 66 milhões de toneladas em 2024. Atualmente, realiza a maior obra portuária do Brasil – o Moegão, sistema avançado de descarregamento, ao custo de R$ 600 milhões, com previsão de conclusão até o final de 2025 –, financiado pelo BNDES.
Portal Litoral do paraná
Vereador Márcio Gigante Declara Apoio ao Deputado Federal Geraldo Mendes e Reforça Aliança em Prol do Esporte em Paranaguá.
Maio Amarelo quer conscientizar motoristas no Porto de Paranaguá
Festa do Dia das Mães promete movimentar Praça dos Leões na sexta (9) das 14 às 20 horas