Aconteceu na noite desta segunda-feira (27) uma reunião referente ao programa Moradia Legal, do Tribunal de Justiça do Paraná.
O encontro, realizado na Escola Municipal Elias Abrahão, foi direcionado às pessoas interessadas em aderir ao programa e regularizar a situação do local onde residem.
O evento contou com o prefeito Zé da Ecler e com a primeira-dama Regina Viana.
De acordo com a Secretaria de Urbanismo, a reunião desta segunda foi destinada aos moradores da área que pertencia à família Zicarelli – e que foi disponibilizada pela própria família para a regularização. No encontro, foram repassadas orientações aos interessados em fazer a adesão ao programa.
A regularização é de responsabilidade da empresa Propriedade Legal. As orientações aos que compareceram foram repassadas pelo proprietário da empresa, o advogado Naim Ackel; e pelo gerente da empresa, Gilson Provenzano.
Criado em 2020 pelo TJ-PR, o Moradia Legal oferece mecanismos para a regularização fundiária de habitações juridicamente vulneráveis. Em Matinhos, o programa foi aderido em maio de 2022. À época, o prefeito Zé da Ecler destacou que com a regularização, mais de 2 mil famílias seriam beneficiadas na cidade.
Atualmente, a previsão é que o Moradia Legal favoreça mais de 3 mil moradores de Matinhos. Além disso, o município também passa a receber uma arrecadação maior com tributos, como o IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e o ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).
A reunião promovida na Escola Elias Abrahão também foi acompanhada pelos vereadores Nando – que preside a Câmara Municipal – e Lucas Pesco, além de representantes da família Zicarelli.
Departamento de Comunicação
Prefeitura de Matinhos

Portal Litoral do paraná
Último final de semana do Verão Maior em Pontal do Paraná encerra temporada de shows
Após 4 anos de população em crescimento e saúde precária, Ilha ganha atendimento 24 horas na nova gestão.
Inclusão na prática: Paranaguá se torna referência regional em políticas para o paradesporto