A Câmara Municipal de Paranaguá realizou na noite de terça-feira, 11, a 10.ª Sessão Ordinária do 1.º Biênio da 19.ª Legislatura, aprovando diversas matérias e requerimentos de grande relevância para o município.
Os projetos e requerimentos abrangem áreas como esportes, educação, infraestrutura e serviço público.
A aprovação dessas matérias reforça o compromisso do Legislativo Municipal com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.
Câmara aprova projeto que extingue Termo de Anuência Prévia; fim do TAP agiliza empreendimentos no município.
Dia 10 de março de 2025
Projeto de Lei Complementar n.º 0413-2025
A proposta revoga o inciso XXXV do artigo 4.º e altera os artigos 48 e 53 da Lei Complementar n.º 302, de 7 de dezembro de 2022. O objetivo é adequar o município às diretrizes que regulamentam o licenciamento ambiental, com foco na extinção do Termo de Anuência Prévia (TAP), garantindo maior conformidade com as normas ambientais. Agora, o Projeto segue para o Poder Executivo, para sanção e publicação.
Requerimentos aprovados
Além do projeto, quatro requerimentos foram aprovados, atendendo a demandas específicas de diferentes regiões de Paranaguá. Confira:
- Requerimento n.º 0049-2025, do vereador Marcelo Correa da Costa, Péke Bocudo, que requer informações sobre a regularização fundiária do bairro Jacarandá 2, buscando solucionar questões relacionadas à posse de terras na localidade.
-
Requerimento n.º 0052-2025, do vereador Aldo José das Neves, que solicita ao município estudos de viabilidade para a construção de uma capela no Cemitério da Comunidade Pesqueira da Vila São Miguel/Ponta de Ubá, além da construção de um muro em toda a extensão do local.
-
Requerimento n.º 0055-2025, do vereador Welington dos Santos Frandji, que requer à Paranaguá Saneamento a instalação urgente de um reservatório de água no bairro Alexandra, com o objetivo de melhorar o abastecimento de água na região.
-
Requerimento n.º 0056-2025, do vereador Adalberto Marcos de Araújo, que solicita a renovação do Acordo de Cooperação Técnica 08/2023 entre o Município de Paranaguá e o Instituto Federal do Paraná (IFPR), garantindo a continuidade do Programa “Restaurante Cidadão” nas instalações do refeitório do IFPR – Campus Paranaguá.
Dia 11 de março de 2025
Projetos de Lei
-
Projeto de Lei N.º 6526-2025 – proposto pelo Executivo Municipal, foi aprovado em regime de urgência especial. A iniciativa altera a Lei n.º 3.655, de 18 de abril de 2017, que regulamenta o incentivo ao esporte no município, em atenção ao artigo 217 da Constituição Federal.
-
Projeto de Lei N.º 6493-2025 – do vereador Luiz de Sá Maranhão Neto, declara de utilidade pública o Centro Educacional Dr. José Justino de Mello – Centro Espiritualista Recanto da Paz, nos termos da Lei Municipal n.º 2.711/2006.
Requerimentos Aprovados -
Requerimento N.º 0044-2025 – de autoria do vereador Antonio Ricardo dos Santos, solicita a disponibilização de transporte marítimo para as professoras que atuam na Ilha do Mel, garantindo melhores condições de deslocamento e evitando atrasos no início das aulas.
-
Requerimento N.º 0053-2025 – do vereador Aldo José das Neves, endereçado ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi, requer estudos para a instalação de um posto do Corpo de Bombeiros na Ilha dos Valadares e a transferência do Complexo Poliesportivo Estadual Mário Lobo para o município.
-
Requerimento N.º 0077-2025 – do vereador Fabio dos Santos, solicita ao prefeito Adriano Ramos a realocação da estrutura do barracão pré-moldado da antiga Academia Smash para a Ilha dos Valadares, com o objetivo de utilizá-lo na fábrica de artefatos e como garagem para veículos.
-
Requerimento N.º 0078-2025 – de autoria da vereadora Gisleine do Nascimento Bento Silva, requer o pagamento de diárias para sua participação no Simpósio “A Contribuição do Legislativo Federal ao Legislativo e Executivo Municipais em Políticas Públicas”, que ocorrerá em Brasília – DF entre os dias 21 e 22 de março de 2025.
-
Requerimento N.º 0082-2025 – da vereadora Marilis Rocha da Silva, que “solicita informação ao Sr. Adriano Ramos – Prefeito Municipal de Paranaguá, e a Srª. Patricia Muzetti Vianna Scacalossi – Secretária Municipal de Saúde, referente ao programa “Saúde nos Bairros”, atualmente realizado pela empresa terceirizada AGP Saúde.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá