Na última terça-feira (5), a Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social (Semfac) de Paranaguá participou da capacitação “Caminhos da Proteção”, uma iniciativa fundamental para o fortalecimento da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente no município. Realizado no auditório do Instituto Superior do Litoral (Isulpar), o evento reuniu representantes de diversas secretarias e instituições comprometidas com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes, com foco especial no enfrentamento às diversas formas de violência. A capacitação marcou uma etapa essencial para a implantação do Programa Proteger na cidade.
A formação contou com a presença de profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além de representantes do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria) da Polícia Civil e de entidades parceiras.
A pedagoga Indiara Duarte Comradt, representante da Semedi na Rede de Proteção, destacou a importância da articulação entre as instituições. “O Proteger, além de oferecer tratamento multiprofissional às crianças e adolescentes vítimas de violência, realiza uma articulação fundamental com toda a rede de atendimento. É um momento muito importante. O programa será um apoio essencial ao trabalho já desenvolvido pelo Centro de Atendimento Integrado Especializado para Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência – Caicavv, que possui um atendimento amplo e funcional”.
Sheila Meneguetti, gerente de projetos da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas (HC), também participou da formação e falou sobre o processo de implantação do Proteger, programa referência em Curitiba que agora começa a ser estruturado em Paranaguá. “Estamos implantando o Proteger conforme a realidade local. Somos referência nacional em Curitiba e vamos trabalhar em parceria com o Caicavv, que já atende de forma eficiente a região. Essa união é essencial para fortalecer o atendimento às vítimas”, complementou.
O delegado do Nucria, Dr. Emmanoel Brandão, enfatizou a relevância do programa. “Ter o Proteger no município é uma ferramenta extremamente importante. Ele viabiliza um ciclo completo de atendimento às vítimas – desde a parte criminal, passando pelo apoio do poder judiciário, até o tratamento clínico e psicossocial. O foco é a vítima, sua família e também o agressor, numa abordagem integral que já é modelo em Curitiba”, disse.
A Dra. Luci Pfeiffer, idealizadora e coordenadora do Programa Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Dedica), trouxe sua experiência na capital paranaense, onde o programa já atua há mais de 20 anos. “Estamos trazendo uma complementação ao trabalho que já é desenvolvido aqui, especialmente pelo Caicavv, que realiza uma atuação essencial com crianças e adolescentes. O Dedica tem uma equipe extremamente capacitada e nossa ideia é contribuir para que vocês possam avançar ainda mais, agora com o suporte do que já aprendemos nesse tempo de atuação”, afirmou.
A secretária municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social, Carolina de Miranda Evangelista Lourenço, falou sobre a implantação do programa no Caicavv. “O Programa Proteger, em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria da Família, iniciou um ciclo de capacitação e atualização profissional com ênfase nas categorias e conceitos sobre as manifestações da violência contra criança e adolescente, bem como, a intervenção dos serviços públicos existentes nesses casos. Essa ação é fundamentalmente importante para que possamos compreender com profundidade e seriedade essas expressões da questão social. A Secretaria da Família segue comprometida e concretizando ações forte no enfrentamento a violência infantojuvenil”, ressaltou.
O evento reforçou o compromisso coletivo em fortalecer a Rede de Proteção da Criança e do Adolescente, promovendo a troca de experiências e a união de esforços em prol de um atendimento mais humanizado, eficaz e acolhedor às vítimas de violência e suas famílias.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá