09/08/2025

Paranaguá inicia Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite

Nesta segunda-feira, 27, teve início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A ação se estenderá até o dia 14 de junho, com o objetivo de imunizar, no mínimo, 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade em todo o país.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Cleonice Ferreira, destaca que independente da erradicação da doença há cerca de 34 anos, vacinar e atingir a meta é fundamental para que a doença não volte.

“Estamos empenhados em proteger nossas crianças contra a poliomielite. A vacinação é a única forma de prevenção contra essa doença, também conhecida como paralisia infantil. É fundamental que os pais ou responsáveis levem seus filhos às unidades básicas de saúde para garantir a proteção contra a poliomielite, uma doença severa que pode deixar sequelas significativas”, salienta.

Transição para a vacina inativada poliomielite (VIP)
Este ano, a campanha ganha ainda mais relevância, pois o Brasil está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) por apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). A mudança será implementada a partir do segundo semestre de 2024, seguindo as normas e diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Brasil livre da poliomielite
O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC). Essa categorização considerou indicadores como coberturas vacinais e vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA).

Dia D
No dia 8 de junho, acontecerá o Dia D da campanha, com ações de divulgação e mobilização em todo o país, inclusive em Paranaguá. A expectativa é que a porcentagem de doses aplicadas continue a aumentar, garantindo a proteção das crianças contra essa grave doença.

Poliomielite: uma ameaça que não pode ser ignorada
A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus selvagem. Ela pode apresentar sintomas semelhantes aos de um resfriado comum, mas também pode levar a problemas graves no sistema nervoso, como paralisia irreversível, principalmente em crianças com menos de cinco anos de idade. A vacinação é a melhor arma para erradicar essa ameaça e garantir um futuro saudável para as crianças.

“Por isso reforçamos aos pais e responsáveis que não deixem de vacinar seus filhos. Muitas histórias do passado retratam as sequelas que essa doença pode deixar para o restante da vida dessa criança. A vacina pode evitar a poliomielite, é gratuita e está disponível para a população”, enfatiza Cleonice Ferreira.