Paranaguá está dando passos importantes para melhorar o atendimento de saúde da população. Representantes do município estiveram na Secretaria de Estado da Saúde, em Curitiba, para tratar de novos investimentos e ações que vão fortalecer a rede pública de saúde da cidade.
Entre os principais assuntos discutidos estão a construção de um novo Pronto Atendimento Municipal (PAM) na região Sul, reformas e ampliações em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a volta das cirurgias eletivas, que são aquelas que não são de urgência, mas que muitas pessoas aguardam há muito tempo.
Também foi tratada a inclusão definitiva de Paranaguá no programa Opera Paraná, que permite a realização de cirurgias eletivas com apoio do Governo do Estado. Esse programa ajuda a reduzir filas e acelerar os atendimentos para a população.
Durante a reunião, foi destacado que Paranaguá tem um papel importante na saúde da região e já conta com estruturas como o Hospital Regional do Litoral e o Hemocentro. Além disso, obras importantes estão em andamento, como a nova maternidade, e outras devem ser retomadas, como o Ambulatório Médico de Especialidades. O hospital da cidade também deve receber novos investimentos.
O encontro serviu ainda para organizar futuros recursos, incluindo obras, reformas e veículos para a área da saúde, garantindo que o município esteja preparado para atender melhor a população.
A expectativa é que, nas próximas semanas, comecem a ser anunciadas ações práticas, como a liberação de recursos, definição de prazos para obras e o início das cirurgias eletivas.
A parceria entre o Município e o Governo do Estado busca melhorar o acesso da população aos serviços de saúde, reduzir filas e oferecer um atendimento mais rápido e de melhor qualidade para os moradores de Paranaguá.

Portal Litoral do paraná
Pontal do Paraná recebe Carreta da Inovação com atividades gratuitas de tecnologia
Mais que trânsito: como Geraldo Mendes conecta mobilidade, economia e qualidade de vida em Paranaguá
Márcio Gigante destaca prevenção à dengue como prioridade nas comunidades.