06/11/2025

Paranaguá pode se tornar exemplo nacional com o Programa “Artes Marciais nas Escolas” do vereador Marcio Gigante

O Projeto de Lei N.º 6619/2025, de autoria do vereador Márcio Gigante Mesquita, propõe a criação do Programa “Artes Marciais nas Escolas” na rede municipal de ensino de Paranaguá.

A iniciativa prevê aulas no contraturno escolar, com o objetivo de promover o desenvolvimento físico, mental e social dos alunos, além de incentivar a disciplina, o respeito e a cultura da não-violência.

Projeto incentiva disciplina e respeito entre alunos da rede municipal

Segundo o autor do projeto, a prática das artes marciais é uma poderosa ferramenta de formação de caráter e cidadania, capaz de transformar o comportamento e a mentalidade das crianças. “As artes marciais ensinam valores como respeito, autocontrole e perseverança, que refletem não apenas no rendimento escolar, mas na vida em comunidade”, destaca o vereador Márcio Gigante.

Artes marciais podem transformar a vida e o comportamento das crianças
Especialistas em educação e esportes reforçam que a introdução de atividades físicas estruturadas, como as artes marciais, ajuda a combater o sedentarismo e a melhorar o foco e a autoestima dos estudantes. Além disso, o projeto tem um impacto social relevante, ao oferecer uma alternativa saudável de ocupação no contraturno e contribuir para a formação de jovens mais conscientes e equilibrados emocionalmente.

Paranaguá dá exemplo de educação com inclusão das artes marciais nas escolas
Com essa proposta, Paranaguá se coloca como exemplo a ser seguido por outras cidades do Brasil, ao valorizar o esporte como instrumento de transformação e de construção de um futuro melhor para as novas gerações.