Ao longo dos anos 70 e 80 foi implantado um aterro que descaracterizava irremediavelmente a relação histórica do Casario com rio Itiberê. Localizado na área mais importante do setor histórico de Paranaguá, o projeto de urbanização deste aterro considerou o importante papel desse local na História da cidade.
Valorizando as perspectivas do Casario e seu entorno se desenvolve a Praça de Eventos Mário Roque sem obstáculos visuais, tendo como ponto focal o Colégio dos Jesuíta. Foi inaugurada no dia 29 de Julho de 1998, nos 350 anos de Paranaguá.
Ao longo do rio, um amplo passeio se estende entre espaços intermediários constituídos por jardins e mobiliário urbano além de estarem estrategicamente posicionados monumentos como:
O chafariz de ferro fundido, que marcou a instalação de água em Paranaguá no início do século; o obelisco, comemorativo a elevação de Paranaguá a categoria de cidade e o antigo bebedouro de animais em ferro fundido.
Completando esta explanada, contamos ainda com o Palco Tutóia, o Farol e a escultura do Caranguejo, inaugurada na 1ª Festa do Caranguejo em dezembro de 2017.

Portal Litoral do paraná
Tribunal de Contas aponta que na gestão do ex-prefeito Marcelo Roque a Paranaguá Previdência, ignorou regra do Banco Central e causou prejuízo de R$ 4 Milhões aos servidores.
Emoção e fé marcam grande manifestação em apoio ao Padre Binu em Paranaguá
Moto-Romaria do Rocio: Dr. Olavo Muniz de Carvalho convoca fiéis para momento de fé e união