A 1ª Conferência Livre Municipal dos Direitos da População LGBTQIA+, promovida pela Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Desenvolvimento Social (Semfac), foi realizada na quarta-feira (11), no auditório do Sesc e reuniu representantes do poder público, sociedade civil, movimentos sociais e setor empresarial.
O objetivo da Conferência foi criar um espaço democrático e participativo para o debate de políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+, com foco na promoção da cidadania, combate à discriminação e garantia de direitos.
Alguns temas abordados foram a inclusão no mercado de trabalho, geração de renda, acesso igualitário à saúde e educação e adesão ao programa federal Brasil sem LGBTQIA+fobia.
A diretora de Gestão e Planejamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Joice Figueiredo Ribeiro Franco, destacou a relevância do evento. “Esse primeiro seminário é um marco histórico para Paranaguá. É um espaço de diálogo e construção coletiva, fundamental para que as propostas aqui discutidas se tornem políticas públicas efetivas.”
Para a coordenadora geral da Aliança Nacional LGBTI+ em Paranaguá, Bhranda Santos, a Conferência foi um momento especial para a cidade. “Ver esse movimento acontecer em Paranaguá é simbólico. Precisamos ser incluídos nas discussões sobre emprego, respeito e oportunidades”, observou.
O vereador Welington Frandji também participou e reforçou a importância da iniciativa. “Estamos trabalhando juntos por uma causa justa. Esta ação representa respeito, inclusão e a construção de uma sociedade mais digna”, considerou.
Durante o evento, foram eleitos os delegados que representarão Paranaguá na etapa estadual da Conferência, fortalecendo a voz da comunidade LGBTQIA+ parnanguara no cenário estadual.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá