O que antes era uma espera de meses tornou-se um atendimento de 24 horas para muitos moradores em Paranaguá. O programa Puxa Fila, lançado pela Prefeitura de Paranaguá, está transformando o fluxo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ao antecipar consultas agendadas e oferecer vagas imediatas no contraturno.
De acordo com os últimos relatórios de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), o impacto é visível na organização do dia a dia.
Douglas Fagundes da Silva, supervisor da unidade Emir Roth, explica que o programa permite encaixes imediatos, reduzindo em quase 60 dias o tempo médio de espera. “É uma ação muito boa porque ajuda o pessoal a não esperar muito. Temos pacientes que estavam marcados para o final de março sendo atendidos antecipadamente”, afirma.
Para dar continuidade a esse trabalho de redução de filas, a Direção Médica da Atenção Primária à Saúde programou novas etapas da ação , sempre com início às 17h30:
19/02 – UBS Santos Dumont – Áreas: 31 e 32
24/02 – UBS Leblon – Área: 38
Para estas ações, estão escalados os médicos Drª Gabriela Setoyama, Drº Jorge Woll e Drª Olivia Vilarinho. A orientação é que cada unidade agende 30 pacientes, respeitando rigorosamente a ordem da fila e realizando o contato prévio para confirmação.
Atendimento ágil e humanizado
Para quem aguarda pelo SUS, a agilidade reflete diretamente na qualidade de vida. É o caso de Miriam Bernadette Barreto, moradora no bairro Itiberê. Paciente com diabetes, ela não podia esperar. “As Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) me ligaram para adiantar a consulta. Não dá para ficar em casa esperando quando se tem um problema desses. Agora vou para casa tranquila”, relatou Miriam, após ser consultada.
Facilidade no horário
Outro ponto forte apontado pelos usuários é o horário de atendimento, que ocorre a partir das 17h30, facilitando a vida de quem trabalha ou cuida da família. Lilian Carvalho, moradora da Vila Bela, levou os netos para a consulta e destacou a praticidade: “Minha filha veio marcar e avisaram que teria médicos hoje à noite. Se fosse no dia normal, levaria uns 30 dias ainda”, afirmou.
A SEMSA reforça que o projeto continuará utilizando a estrutura das UBSs para realizar esses mutirões, garantindo que o direito à saúde chegue mais rápido a quem mais precisa. Qualquer dúvida, a Direção Médica disponibiliza as equipes das unidades para esclarecimentos aos usuários.

Portal Litoral do paraná
Operação do Ipem reprova 28 bombas de combustíveis nas Praias do Paraná
VpaTur convida Paranaguá. Venha viver uma experiência inesquecível com o Rafting.
Porto de Paranaguá concentra quase metade das exportações de frango do Brasil