Um dos principais acessos entre a Ilha dos Valadares e o continente, a Passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto, passará por um processo de revitalização no feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio. A intervenção faz parte do projeto “Paranaguá Mais Cores”, que une arte urbana, cidadania e valorização dos espaços públicos.
A iniciativa é liderada pelo advogado e artista visual Giovanni Negromonte, mais conhecido como Gio Negromonte, e integra o mutirão artístico “Andada”, movimento que mobiliza voluntários, grafiteiros e coletivos culturais com o objetivo de transformar visualmente áreas urbanas por meio da arte.
A revitalização está prevista para acontecer das 9h às 19h, e contará com a participação de dezenas de artistas e colaboradores locais. O evento tem apoio da Prefeitura de Paranaguá, por meio das secretarias de Cultura e Patrimônio Histórico, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, além da parceria com a Portos do Paraná.
Como parte da preparação para o evento, a passarela passou por uma limpeza nesta quinta-feira (10), com equipes da Portos do Paraná realizando os serviços de manutenção e higienização da estrutura. Para garantir a segurança dos pedestres e trabalhadores, o trânsito na via foi controlado com o auxílio da Guarda Civil Municipal.
O projeto é financiado por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura, e conta com o patrocínio da Copel, reforçando o compromisso com o incentivo à cultura e à valorização do patrimônio público.
Além da transformação estética, a revitalização busca promover o senso de pertencimento e cuidado com os espaços coletivos. Segundo Gio Negromonte, o projeto visa “colorir a cidade, mas também reaproximar as pessoas do seu território e de sua história”.
A Passarela Antônio José Sant’Anna Lobo Neto é um símbolo de mobilidade para os moradores da Ilha dos Valadares, sendo usada diariamente por centenas de pessoas. A ação do dia 1º de maio promete não apenas melhorar a aparência da estrutura, mas também destacar sua importância social e histórica para a cidade de Paranaguá.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá