Investimento de R$ 18,4 milhões vai revitalizar 4,6 quilômetros das principais vias do município
As obras de revitalização de 4,6 quilômetros das principais vias de Antonina começaram e as intervenções da Portos do Paraná abrangem a Avenida Conde Matarazzo e a Rua Engenheiro Luiz Augusto Leão da Fonseca, com conclusão prevista até abril de 2026.
A fiscalização da obra será realizada de forma conjunta pela Portos do Paraná, Prefeitura Municipal de Antonina e uma empresa terceirizada contratada para dar suporte à atividade.
O investimento de R$ 18,4 milhões contempla, além da nova pavimentação em concreto, a instalação de calçadas para pedestres, ciclovia, pontos de ônibus, sinalização viária e melhorias no sistema de drenagem. “A obra atende a um anseio antigo da população, trazendo mais segurança para todos que utilizam as vias”, afirma o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.
Segundo ele, o uso do concreto foi a solução mais adequada para o tráfego intenso de caminhões com destino ao Porto de Antonina. “É um material que oferece maior durabilidade e segurança em comparação ao asfalto e demanda menor custo de manutenção”, explica.
Para minimizar os impactos aos moradores e usuários das vias, os trabalhos serão realizados com desvios temporários e alterações no fluxo de veículos, incluindo a adoção do sistema de “pare e siga”.
A Prefeitura de Antonina foi responsável pela elaboração do projeto e acompanhou as sondagens do solo realizadas pela empresa contratada. A avaliação geotécnica, feita no início do ano, teve o objetivo de garantir a qualidade da pavimentação e orientar a escolha dos materiais e técnicas mais adequadas para a execução da obra.
Porto de Antonina em crescimento
Em 2024, o Porto de Antonina movimentou 1,9 milhão de toneladas de cargas, entre açúcar ensacado e a granel, fertilizantes e outros produtos. O volume representa um crescimento de 47% em relação a 2023, quando foram movimentadas 1,3 milhão de toneladas.
Atualmente, o Porto de Antonina é um dos terminais administrados pela empresa pública Portos do Paraná, que possui a segunda maior movimentação portuária do Brasil e é pentacampeã em melhor gestão portuária do país, segundo avaliação do governo federal.

Portal Litoral do paraná
63 casais oficializam união em cerimônia do Casamento Coletivo de Pontal do Paraná
Antonina celebra sucesso da Copa Ninja com atletas de todo o país e grande público
Vendaval com rajadas de 65 km/h causa estragos e mobiliza força-tarefa em Paranaguá