A Portos do Paraná participou do Inova Portos 2025, evento anual considerado o maior encontro sobre inovação portuária do Brasil, que foi realizado este ano em São Luís, no Maranhão. Nesta quarta-feira (18), a superintendente de Governança, Bruna Nicolau, trouxe os principais aspectos que envolvem a implantação do PCS (Port Community System) nos portos do paranaense. A ferramenta digital estratégica integra as operações logísticas e administrativas.
Com o painel “PCS: O futuro da gestão portuária movido a dados”, Bruna dividiu o palco com o economista do Porto de Santos, Roberto Paveck, o professor doutor da USP (Universidade de São Paulo), Daniel de Oliveira, o gerente de TI na Cia das Docas de São Sebastião, Leonel Mendes, e o presidente-executivo da ABTRA (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados), Angelino Caputo.
“Temos uma parceria muito bacana com a Fundación Valenciaport, que nos apresentou diversos cases de sucesso. A partir do estudo formulado especificamente para os portos paranaenses, conseguimos adaptar o modelo à nossa realidade”, destacou Bruna.
Durante a apresentação, a superintendente também abordou os principais desafios enfrentados para o processo de desenho da implementação do PCS: resistência ao compartilhamento de dados, falta de integração entre os sistemas existentes e o desconhecimento da comunidade portuária quanto à confiabilidade do PCS.
O modelo integrado permitirá reduzir custos operacionais e logísticos, além de garantir maior confiabilidade e rastreabilidade das informações. “A previsibilidade operacional com dados confiáveis, em tempo real, permitirá simplificar processos, reduzir custos ao longo de toda a cadeia e ampliar a eficiência e a transparência das operações”, comentou Bruna.
Também participou do evento o Comitê de Inovação (Cinov) da Portos do Paraná, representado pela coordenadora de Novos Negócios, Melissa de Paula, e pela assessora da Diretoria de Desenvolvimento Empresarial, Anielle Araújo da Silveira. O Cinov busca novas tendências e soluções de inovação, que possam otimizar as atividades desenvolvidas, além fomentar ideias e apoiar iniciativas promissoras dentro da empresa, para o desenvolvimento de uma cultura organizacional cada vez mais inovadora.
“A transformação digital dos portos foi a pauta principal do evento. Foram dois dias de muita informação e troca de experiências com outras empresas, que atuam na atividade portuária”, afirmou Melissa.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá