O prefeito de Paranaguá, Adriano Ramos, apresentou nesta semana o balanço dos primeiros 100 dias de gestão. Acompanhado da primeira-dama Patrícia Bamvakiades, da vice-prefeita Fabiana Parro, dos secretários Cleverson Ferreira da Comunicação e Thiago Campos de Governo, o prefeito concedeu coletiva à imprensa na noite de quinta (10) – centésimo dia da gestão 2025/2028, no gabinete compartilhado com a vice no Palácio São José, sede administrativa da Prefeitura. Ele destacou avanços em áreas essenciais como saúde, educação, mobilidade urbana e cultura, com destaque para a sintonia das parcerias com o Governo do Estado.
Adriano reconheceu os desafios, especialmente nas áreas financeira de inclusão, mas reforçou o compromisso com uma gestão humanizada e moderna. “Seguimos firmes, ouvindo a população e trabalhando todos os dias por uma Paranaguá mais justa, moderna e com oportunidades para todos”, afirmou.
Entre as principais ações, estão o projeto de revitalização da orla do Rio Itiberê, orçado em R$ 47 milhões, considerado o maior da história da cidade. A proposta, desenvolvida com o arquiteto Ricardo Amaral, já foi apresentada à população nas redes sociais. O prefeito também detalhou a revitalização das praças Dos Leões, Fernando Amaro e Ciro Abalém; a reforma do Mercado Municipal Nilton Abel de Lima; e a construção de um anexo para abrigar o novo Mercado do Peixe.
Principais destaques:
Infraestrutura: 4 km de vias pavimentadas e novas linhas de ônibus implantadas.
Urbanismo: Revitalização de praças e implantação de boulevard gastronômico.
Cultura: Início da restauração do Palácio Visconde de Nácar e revitalização do teatro municipal.
Esporte e turismo: Estação náutica reaberta e melhorias no estádio Caranguejão.
Saúde: UPA reestruturada e nova ambulância do SAMU entregue.
Educação: Reajuste do piso do magistério e regularização de direitos dos servidores.
Economia: Alvará para loja Havan e média de 200 vagas semanais via Secretaria de Trabalho.
Inclusão: Pavimentação que beneficia cadeirantes e ações voltadas à acessibilidade.
Proteção animal: 82 adoções, 104 resgates e 70 denúncias atendidas.
Administração pública: Reforma que gerou economia de R$ 2 milhões ao ano.
Parcerias: Projeto de novo acesso à BR-277 e destravamento de projetos urbanísticos com o fim da TAP.
Adriano e Fabiana reconheceram desafios, especialmente na área de inclusão, mas reforçaram o compromisso com uma gestão humanizada e moderna. “Seguimos firmes, ouvindo a população e trabalhando todos os dias por uma Paranaguá mais justa, moderna e com oportunidades para todos”, afirmou. Ao final, responderam perguntas dos jornalistas e gravaram entrevistas para veículos de comunicação de Paranaguá e do litoral paranaense.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá