Luciana Massa e Patrícia Ramos destacam autocuidado e apoio social. Fabiana Parro mostra trajetória da ONG Instituto Peito Aberto que hoje atende mais de 100 pacientes do Litoral.
O Café da Primavera Florescer da Autoestima da Mulher, realizado na noite desta quarta-feira, dia 24, no Hotel Camboa, foi marcado pela presença e pelas mensagens institucionais da primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, da primeira-dama de Paranaguá, Patrícia Bamvakiades Ramos e da vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro.
O evento, focado em histórias de superação e na importância do acolhimento, serviu de palco para o reconhecimento da força feminina e do papel das redes de apoio contando com a presença de mais de 300 mulheres de diferentes segmentos da cidade.
O encontro contou com homenagens e discursos centrados na necessidade de a mulher priorizar a própria saúde, com reflexos diretos no bem-estar de toda a família.
Em suas falas, as primeiras-damas enfatizaram a importância dos serviços prestados pelo Poder Público, e também pelo trabalho realizado por entidades filantrópicas que atuam no atendimento às mulheres.
A primeira-dama de Paranaguá Patrícia Bamvakiades Ramos, destacou a estrutura local no suporte à população. “A prevenção é tudo. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão de portas abertas, preparadas para receber todas com carinho. Qualquer sintoma deve ser investigado, e a atenção primária é a nossa principal aliada,” afirmou Patrícia Ramos.
Ao homenagear a primeira-dama do Estado Patrícia Ramos também destacou uma postagem da própria Luciana Massa, em rede social, onde ela questiona “se eu perdesse minha memória, qual a primeira coisa que você me contaria?”. Patrícia, então propôs a mesma reflexão a todos os presentes, enfatizando que deixar um bom legado às futuras gerações faz parte da vida de pessoas como as próprias primeiras-damas e autoridades que ocupam cargos relevantes como a vice-prefeita Fabiana Parro.
“Depois da minha doença, veio o Instituto Peito Aberto, que hoje atende mais de 100 mulheres”, contou Fabiana, emocionada. “O câncer de mama é um momento difícil, mas pode ser transformador. Este café beneficente existe para mostrar que há saída, mesmo diante das adversidades da vida”, disse Fabiana.
Atualmente, o Instituto atende a 100 mulheres que enfrentam diferentes estágios do câncer de mama desde o diagnóstico até o pós-cirúrgico.
Durante o evento idealizado pelo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC da Aciap de Paranaguá), a presidente Jacqueline Guimbala, detalhou o sucesso do evento.
“Realizamos este evento, também, para comemorar um ano do Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, demos início ao Outubro Rosa e também entregamos o troféu Mulher Excelência Empreendedora para a primeira-dama do Estado, Luciana Massa. Foi um privilégio fazer esta homenagem”, disse.
Paraná Rosa
“Foi uma alegria imensa poder compartilhar um pouco da minha trajetória e ainda falar sobre um projeto que carrego com tanto carinho e orgulho: o Paraná Rosa”, confirmou a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa.
Idealizado por ela, o Paraná Rosa é um projeto que visa promover a conscientização e o acesso a informações sobre o câncer de mama. Desde sua primeira edição em 2019, o projeto tem sido levado aos municípios paranaenses com orientações sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.
“A mulher frequentemente prioriza todos, menos ela mesma. Quando adoece, a família inteira sente o impacto. Este evento é um poderoso ato de amor próprio, mostrando que cuidar de si é cuidar de todos ao redor,” ressaltou Luciana Massa, enaltecendo a mobilização social em prol da causa.
As participações especiais das primeiras-damas simbolizaram não apenas apoio institucional, mas também um gesto de empatia e proximidade com todas as mulheres presentes. O encontro reafirmou a relevância da união de diferentes esferas da sociedade em torno de causas que fortalecem a saúde e a qualidade de vida da população.
Na ocasião, também foi entregue simbolicamente a Lei Municipal, apresentada pelo vereador Wellington Frandji e aprovada pela Câmara Municipal, instituindo o Dia do Florescer da Autoestima da Mulher, celebrado em 21 de setembro em Paranaguá.
“Acredito que é importante fomentar políticas públicas em favor das mulheres. Leis que estimulem a proteção ao direito das mulheres promovendo a igualdade, equidade e o fortalecimento das mulheres na nossa sociedade. Foi um trabalho em conjunto e que garante ótimos resultados para Paranaguá”, declarou Frandji.
O Café da Primavera contou com a presença da vereadora Lena da Farmácia, secretárias municipais, representantes das empresas colaboradoras, empresárias, entre outras figuras femininas de diferentes setores da sociedade civil organizada.
Portal Litoral do paraná
Porto de Paranaguá amplia linhas marítimas de veículos com chegada do Neptune Hellas
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas