Prefeito Adriano Ramos tem colocado saúde entre prioridades do início de gestão
Com o objetivo de ampliar o alcance da assistência farmacêutica e promover um cuidado mais humanizado para os pacientes em condições de maior vulnerabilidade, a Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde, anuncia a criação do Programa Remédio em Casa.
A iniciativa é destinada ao atendimento de pacientes acamados e insulanos, com o intuito de facilitar o acesso aos medicamentos essenciais para a continuidade do tratamento desses grupos. O programa já está em pleno funcionamento e pronto para atender a demanda.
“O serviço de farmácia já está apto para receber as receitas e vai ocorrer da seguinte maneira: o Agente Comunitário de Saúde (ACS), vai levar a demanda dos seus acamados até a Central de Abastecimento, onde serão separados os medicamentos solicitados, os quais, serão destinados até a casa do paciente pelo próprio ACS, por intermédio da UBS que atende a região. O importante é que haja esse primeiro contato dos familiares e cuidadores com os agentes do postinho mais perto de casa”, salientou a Secretaria de Saúde.
Ainda de acordo com a Secretaria, serão fornecidos medicamentos suficientes para 60 dias de tratamento, garantindo maior comodidade ao paciente.
A mãe da Luanna Santos está acamada há mais de 2 anos, para ela, a iniciativa é um alento em meio a tantos desafios.
“No caso da minha mãe, precisamos nos deslocar para retirar a dieta e também as fraldas, então, não precisarmos buscar medicamentos é um grande passo. O programa vai beneficiar todas as famílias, especialmente os idosos, que precisavam se deslocar para buscar a medicação de seus acamados”, avaliou ela.
A implantação do programa é uma resposta ao pedido do prefeito Adriano Ramos que esteve em reunião com a secretária de Saúde, Patrícia Scacalossi, e cobrou ações efetivas para o atendimento da saúde pública no município. “É uma resposta rápida da Secretaria de Saúde ao nosso pedido.
Receber o medicamento em casa é importante para essas pessoas e isso é parte de um esforço conjunto para oferecer Saúde com qualidade aos parnanguaras.”, disse o prefeito Adriano Ramos.
Da assessoria

Portal Litoral do paraná
63 casais oficializam união em cerimônia do Casamento Coletivo de Pontal do Paraná
Antonina celebra sucesso da Copa Ninja com atletas de todo o país e grande público
Vendaval com rajadas de 65 km/h causa estragos e mobiliza força-tarefa em Paranaguá