Representantes das Secretarias Municipais de Educação e Ensino Integral (Semedi) e do Meio Ambiente (Semma) participaram, nessa segunda-feira (7) no auditório do Sesc, do projeto Guardiões dos Manguezais Parnanguaras. A iniciativa visa incentivar a consciência ambiental e a recuperação dos manguezais da região, com uma estratégia educativa ampla. Na sequência, os participantes saíram a campo até o manguezal do bairro Rocio.
A primeira etapa do projeto focou na formação de professores, com capacitação para liderar iniciativas educativas voltadas à preservação dos manguezais. Em seguida, o grupo realizou uma campanha de sensibilização junto aos estudantes, destacando a importância vital dos manguezais para o ecossistema costeiro.
Entre as ações planejadas no projeto, se destacam a plantação de novos manguezais, limpeza de áreas degradadas e a criação de um viveiro comunitário. Essas iniciativas visam restaurar o meio ambiente local e também fortalecer o envolvimento da comunidade escolar e a conscientização sobre práticas sustentáveis.
A professora da Escola Municipal Sully da Rosa Vilarinho, Izabele Santos, ficou muito satisfeita com o contexto e conteúdo da formação, pois atua na oficina de meio ambiente da escola. “O diferencial dessa formação é que eles conseguem articular de forma muito natural, com uma linguagem adequada para sala de aula. Eles conseguiram transpor de forma simples toda essa questão do conhecimento acadêmico, aliada à nossa prática pedagógica. As crianças vão vivenciar de forma concreta e lúdica, associando tudo isso ao conhecimento recebido.” Relatou.
A supervisora especial do Planejamento e representante da Semedi nesse projeto, Michelly Zela, reafirma o compromisso da gestão Adriano Ramos em apoiar ações integradas “Apoiamos a valorização da identidade ecológica e cultural de Paranaguá, proporcionando vivências significativas para nossa comunidade escolar.” disse.
A secretária de Educação, Fabíola Soares Arcega, ressalta a importância da ação para a rede municipal de ensino, pois oferece uma excelente oportunidade para ampliar o trabalho de educação ambiental nas escolas. “O projeto valoriza o papel dos manguezais, que são parte essencial da identidade ecológica e cultural de Paranaguá. Trabalhar essa temática com nossos professores e alunos é fundamental para despertar o sentimento de pertencimento e de preservação do nosso território”, completa a secretária.
Esse projeto tem parcerias estratégicas com o Instituto Bioma Brasil e a Associação Mar Brasil, assim como o apoio da empresa Cattalini, Unespar, Instituto Federal do Paraná e a Prefeitura. Essas parcerias são fundamentais para garantir a eficácia e a sustentabilidade das ações propostas, unindo esforços em prol da preservação ambiental e da educação para a sustentabilidade.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá