Paranaguá encerrou no domingo (20) a 13ª edição da Festa Nacional da Tainha, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural e turístico do litoral paranaense. Realizada entre os dias 11 e 20 de julho na Praça de Eventos do Centro Histórico, a festa atraiu cerca de 50 mil pessoas ao longo de dez dias de programação. O evento foi marcado por shows nacionais, valorização da cultura local, incentivo ao artesanato e ao empreendedorismo, além de um esquema de segurança elogiado por autoridades e pela população.
O prefeito Adriano Ramos destacou o sucesso do evento como resultado de uma gestão comprometida com a valorização da cultura local e o fortalecimento do turismo em Paranaguá. “Tivemos um evento que uniu tradição, segurança, geração de renda e lazer para toda a família. Agradeço a todos os servidores, artistas, empreendedores, forças de segurança e, principalmente, à população e aos visitantes que prestigiaram a festa com alegria e respeito”, afirmou.
No último fim de semana de festividade, o ponto alto foi no sábado (19), quando a dupla sertaneja Thaeme e Thiago subiu ao palco principal e arrastou uma multidão. “A gente veio para Paranaguá outras vezes, mas sempre é especial. A cidade acolhe com tanto carinho que a gente se sente em casa. Aproveitamos para comer bem e rever amigos. Paranaguá faz parte da nossa história”, declarou Thiago.
Thaeme também aproveitou para mandar um recado aos parnanguaras. “Parabéns pelos 377 anos. Que a cidade continue sendo esse lugar maravilhoso e receptivo. Esperamos estar aqui nos próximos aniversários também!”
No encerramento, no domingo (20), foi a vez da irreverente Banda da Massa, do Programa do Ratinho, animar o público com hits populares e muita interação. O grupo destacou a receptividade de Paranaguá. “Que cidade maravilhosa! Fomos muito bem recebidos. Viemos aqui para fazer festa com vocês e celebrar essa cidade linda com muita música”.
Valorização dos artistas e empreendedores locais
Além das atrações nacionais, a Festa da Tainha valorizou os artistas locais, que se apresentaram diariamente no palco principal e em outras estruturas de apoio. Para os trabalhadores informais e artesãos da cidade, a festa foi também uma oportunidade de geração de renda. Cinquenta ambulantes participaram da feira de alimentação e comércio durante todos os dias do evento, e aos fins de semana a Vila do Artesanato reuniu 16 expositores com produtos autorais.
Willian Lopes Albino, microempreendedor, destacou o saldo positivo. “A gente não tem do que reclamar. Foi uma festa com bons retornos. Pequenos detalhes sempre podem melhorar, mas o mais importante é agradecer. Quero parabenizar especialmente o secretário Marcio Vega, que todos os dias esteve aqui, barraca por barraca, perguntando se precisávamos de algo. Essa humildade e cuidado com a gente foi demais”, disse.
Entre o público, o sentimento predominante foi de encantamento. Jussara Silva, moradora de Curitiba, veio pela primeira vez ao evento e elogiou. “Viemos só para conhecer e superou todas as expectativas. Está tudo muito bem organizado”.
Segurança integrada
A segurança do evento também foi motivo de elogios. Segundo o secretário municipal de Segurança, Francisco Leudomar Nóbrega dos Santos, a parceria entre a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil foi essencial para garantir a tranquilidade do público. “O balanço geral foi muito positivo. Não tivemos roubos, furtos ou ocorrências graves. Até mesmo o episódio isolado de vandalismo em barracas, no penúltimo dia do evento, não comprometeu o brilho da festa. Atuamos com inovação, reforçando as rondas com motociclistas e integração entre forças”, afirmou.
O secretário ainda adiantou que a estratégia de segurança será mantida nos próximos grandes eventos da cidade. “Estamos nos reunindo com as polícias e o prefeito para continuar alinhando ações preventivas. Essa foi uma experiência que queremos repetir”, informou.
Com o encerramento da Festa da Tainha, têm início agora as comemorações pelos 377 anos de Paranaguá, que seguem até o dia 29 de julho com uma programação repleta de atrações culturais e shows gratuitos na Praça de Eventos. Entre os destaques estão as apresentações das bandas Só Pra Contrariar e Raça Negra, que devem atrair grande público.
E a celebração continua logo em seguida: de 1º a 3 de agosto, o município recebe o tradicional Paranaguá Motos, evento que reúne motociclistas de várias regiões do país e também conta com shows nacionais, incluindo a apresentação da banda Tihuana, além de artistas locais.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá