09/08/2025

Vereador de Paranaguá pede casa de apoio para pacientes que fazem tratamento na capital.

O plenário da Câmara Municipal aprovou o texto do requerimento do vereador Nilson Diniz (MDB), o qual pede estudos de viabilidade à prefeitura para a criação de uma Casa de Apoio, em Curitiba, para os pacientes do município que necessitem se deslocar realizar algum tipo e tratamento de saúde na capital ou região metropolitana.

JUSTIFICATIVA DO VEREADOR DINIZ

“Diante da necessidade frequente de deslocamento para Curitiba e Região Metropolitana, a proposta de criação de uma casa de apoio surge como uma medida crucial para oferecer conforto e segurança aos parnanguaras durante esse período delicado de realização de tratamentos de saúde”, disse o parlamentar Nilson Diniz.

O vereador lembrou ainda que, comumente, muitos pacientes, quando aonse deslocar a Curitiba, precisam enfrentar longas esperas após os procedimentos médicos realizados, sem um espaço adequado para descanso e recuperação.

“Essa situação se torna ainda mais desafiadora para aqueles que necessitam de retornos frequentes e têm dificuldades de locomoção”, lembrou o edil.

EXEMPLOS DE CIDADES VIZINHAS

Observando iniciativas semelhantes em municípios vizinhos como Matinhos e Guaraqueçaba, onde casas de apoio já são uma realidade, ficaria evidente, segundo o vereador, o benefício que uma estrutura como essa pode proporcionar.

“As casas de apoio oferecem não apenas hospedagem, mas também alimentação e segurança, garantindo um ambiente acolhedor tanto para os pacientes quanto para seus acompanhantes”, finalizou a justificativa da proposição.

Diante desse cenário, a Câmara Municipal, por meio do requerimento do vereador Diniz, solicita ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, uma avaliação da viabilidade da criação dessa casa de apoio em Curitiba, bem como a disponibilidade financeira para a execução deste projeto.