Um caso de abandono de filhotes comoveu moradores e provocou indignação nas redes sociais nesta semana.
O vereador Peke Bocudo, denunciou o abandono de diversos cãezinhos encontrados sob forte chuva no bairro Raia em Paranaguá. Em vídeo publicado em seu perfil, o parlamentar desabafou: “Como pode abandonar esses bichinhos na chuva? Isso é desumano e criminoso!”
Segundo o vereador, os animais foram resgatados e serão encaminhados ao SEMSU (Serviço de Medicina e Saúde Urbana), onde receberão atendimento veterinário, vermifugação e cuidados necessários até que estejam prontos para adoção. Em articulação com a Secretária da SEMSU, Chris Rosa também protetora reconhecida na cidade a ação visa garantir que os filhotes sejam acolhidos com dignidade e responsabilidade.
Abandonar animais é crime previsto no Art. 32 da Lei Federal nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que estabelece:
“Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos: Pena — reclusão de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda.
O parágrafo 1º-A da mesma lei, incluído pela Lei nº 14.064/2020, agrava a pena quando o crime é cometido contra cães e gatos.
“A legislação existe para proteger esses seres indefesos. O abandono é um ato cruel e intolerável. Estamos fazendo nossa parte, mas a sociedade precisa colaborar”, afirmou a secretária.
Chris Rosa também reforçou a importância da castração como medida essencial para o controle populacional e a prevenção do abandono. “A castração é um ato de amor e responsabilidade. Reduz o sofrimento dos animais e melhora a saúde pública.”
O vereador Peke Bocudo aproveitou para lançar um apelo à população: “Adotar é um ato de compaixão. Não compre, adote. Dê uma chance a esses anjinhos que só querem carinho e cuidado. Eles estão sob responsabilidade do SEMSU, prontos para encontrar um lar.”
A Prefeitura de Paranaguá, por meio da SEMSU, tem se destacado por políticas públicas voltadas ao bem-estar animal, incluindo campanhas regulares de castração, feiras de adoção e atendimentos veterinários gratuitos à população de baixa renda.
A denúncia já foi registrada, Peke Bocudo solicita que, caso alguém tenha informações sobre o responsável pelo abandono, entre em contato de forma anônima. “Quem abandona um animal comete crime. Não vamos tolerar esse tipo de crueldade em nossa cidade”, finalizou.
Serviço:
Interessados em adotar os filhotes podem entrar em contato com a SEMSU ou comparecer pessoalmente à sede para mais informações. A adoção é gratuita e acompanhada de orientação técnica.
Os atendimentos veterinários acontecem no Canil Municipal anexo ao Aeroparque. Mais informações sobre o agendamento podem ser obtidas através do telefone: 3721-1780.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá