07/06/2025

Vereadores de Paranaguá questionam presidente da EPR Litoral pioneiro sobre obras da BR 277

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Luizinho Maranhão, uma reunião com o presidente da empresa EPR Litoral Pioneiro, Marcos Moreira, para esclarecer questões referentes ao contrato de concessão e as obras a serem executadas nos trechos urbanos de Paranaguá, como nas Avenidas Ayrton Senna e Bento Rocha, as quais passaram a ficar no domínio do novo contrato das rodovias pedagiadas do litoral.

Confira o tema abordado pelos vereadores e as respostas oferecidas pelo representante da empresa concessionária.

VEREADOR ADALBERTO ARAÚJO

O parlamentar questionou a respeito das obras de duplicação da PR 407, obtendo como respostas que o cronograma estabelecido para o início das intervenções será em até três anos (2027).

O período se deve em razão de necessidades de liberações ambientais, elaboração de projetos e ações de desapropriações em alguns trechos da rodovia.

VEREADOR NILSON DINIZ

O parlamentar abordou a questão das vazadas e solicitou informações da empresa no tocante à cooperação com as forças de segurança.

A resposta dada foi de que em até três anos a rodovia estará com a cobertura de câmeras de monitoramento e toda ela com sinal de wifi, situações que vão acelerar o processo de identificação dos casos de vazadas pelos trechos concessionados.

VEREADOR BRUNO MIGUEL

O parlamentar quer apresentar um projeto de mobilidade para a região da BR 277 na altura do bairro Jardim Iguaçu.

O presidente da empresa afirmou que deseja conhecer a proposta e vai marcar uma reunião com o vereador para discutir o assunto com mais profundidade.

VEREADOR OSEIAS BISSON

O parlamentar apresentou requerimentos aprovados na Casa que pedem melhorias na entrada de Alexandra, bem como de pedidos de construção de pontos de ônibus em determinados locais da BR 277, além de celeridade em processos de limpeza e sinalização de entradas de áreas rurais às margens da PR 508.

Sobre os temas, o diretor presidente afirmou que levará os assuntos para o conhecimento do departamento de engenharia da empresa e que dará respostas específicas em breve.

VEREADOR JOZIAS DA NEGUI

O parlamentar pediu clareza sobre a questão do período de tempo para a construção de obras de mobilidade na entrada da cidade.

A resposta dada foi que as primeiras obras ocorrerão em um prazo de quatro a cinco anos, uma vez que todas elas carecem de elaboração e aprovação de projetos e licenças ambientais.

VEREADOR EDILSON CAETANO

O parlamentar pediu explicações sobre a tarifa cobrada para veículos leves e a possibilidade de redução nos valores. Como resposta, o presidente Marcos Moreira afirmou que a tarifa, caso fosse feita a correção inflacionária entre o término do antigo pedágio e o atual, o valor cobrado para veículos de passeio seria de R$ 29,14.

No entanto, houve a redução para R$ 22,60 (30%). Além disso, os motoristas que utilizam o mesmo trecho da rodovia no mês devem se cadastrar no programa de redução progressiva da tarifa, chamado de Desconto para Usuários Frequentes (DUF), que a partir da segunda passagem pelo mesmo sentido, dentro do mesmo mês, já iniciam descontos progressivos.

VEREADOR RENAN BRITTO

O parlamentar questionou sobre ações EPR Litoral Pioneiro para evitar o desbarrancamento da Serra, situação comumente observada em determinados pontos da rodovia nos meses de verão e que causaram a interrupção do trânsito na estrada e problemas para a segurança dos usuários da BR 277.

Segundo a empresa, estudos estão sendo contratados para a tomada de decisões assertivas no sentido de conter a queda de barreiras, além de aumentar, para uma terceira pista, o traçado atual da BR 277 que liga Curitiba ao Litoral. Essas obras, que compreenderão a triplicação da rodovia, deverá ser feita em 2030.

VEREADOR LUIZINHO MARANHÃO

O parlamentar, que promoveu a reunião, apresentou a proposta para que haja esforços em conjunto para estudos de interligar a BR 101 ao Litoral do Paraná ao invés da execução de obras para a construção de uma terceira pista na BR 277.

A justificativa seria que em caso de problemas climáticos futuros, que viessem a comprometer a Serra do Mar, a cidade não sofreria com o mesmo isolamento ocorrido em 2011, quando eventos climáticos trouxeram danos nas duas pistas da BR 277 na altura da região da Floresta, em Morretes, impedindo o acesso a cidade de Paranaguá por vários dias.

A proposta será estudada pela empresa e disse que a iniciativa, se viável junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), poderá contar com o apoio da concessionária.
Câmara Municipal de Paranaguá