A vice-prefeita de Paranaguá, Fabiana Parro, e o secretário municipal de Cultura e Turismo, Ivan Lapolli Filho, representaram o governo municipal e recepcionaram a secretaria estadual de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande Pereira, durante visita ao centro histórico para tratar de investimentos do Governo do Estado e de parcerias com a iniciativa privada visando o restauro de imóveis de propriedade do Estado e do casario histórico da cidade mais antiga e primeira capital do Paraná.
Luciana Casagrande Pereira e técnicos da secretaria de estado da Cultura se reuniram na Casa Elfrida Lobo e realizaram visitas técnicas à Casa Dacheux (na ladeira da Catedral) ao Palacete Mathias Bohn (na Rua da Praia), e também acordaram uma possível parceria com a empresa Klabin, que pode patrocinar o restauro do Palácio Visconde de Nácar, atualmente em precárias condições de conservação.
Ficou acertado que as próximas etapas devem ser a apresentação de projetos pela Secultur, o detalhamento dos investimentos estaduais e a confirmação da Klabin em apoiar os restauros.
Em nome do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a secretária colocou o estado à disposição inclusive para receber projetos de conservação permanente e intermediar negociações junto ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Fabiana Parro avalia que a secretária compreendeu a importância de viabilizar o restauro e a conservação do casario parnanguara, o que deve contribuir para o resgate da autoestima da cidade e da admiração da população pela história do Paraná que começou em Paranaguá.
“Tenho certeza que o trabalho vai começar e nós vamos fazer uma Paranaguá para todos, como o nosso prefeito Adriano sempre fala e é isso que a gente está buscando”, diz a vice-prefeita.
O secretário Ivan Lapolli destacou a boa vontade da secretária em visitar Paranaguá e abrir portas para captação de recursos pra revitalização do patrimônio histórico. “Vamos surpreender com a entrega rápida dos projetos e avançar para as próximas etapas na recuperação desses bens públicos”, afirma o secretário.
Luciana Casagrande disse que sentiu que todos na equipe do prefeito Adriano Ramos demonstram muita vontade em realizar a recuperação do casario e que pretende agendar reunião com diretores da Klabin para viabilizar recursos. “E também uma reunião com o IPHAN porque é importante que o Estado, o município e o Governo Federal estejam todos olhando para o mesmo objetivo”, avalia a secretária.
Após as visitas, o grupo se reuniu novamente na Casa Elfrida Lobo para alinhar as próximas ações e dar celeridade ao encaminhamento dos projetos.

Portal Litoral do paraná
63 casais oficializam união em cerimônia do Casamento Coletivo de Pontal do Paraná
Antonina celebra sucesso da Copa Ninja com atletas de todo o país e grande público
Vendaval com rajadas de 65 km/h causa estragos e mobiliza força-tarefa em Paranaguá