Um grupo de voluntários, representantes de empresas e membros da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) se reuniu na Praça Ciro Abalém, na Ilha dos Valadares, na manhã desta sexta-feira (13), para realizar a limpeza do manguezal. Uma iniciativa que reforça o compromisso de preservar esse ecossistema tão vital para a região.
Sara Charlier, coordenadora do projeto Guardiões dos Manguezais, explica que a ação vai além da simples retirada de resíduos. “A limpeza dos manguezais é uma experiência bastante envolvente, que coloca as pessoas em contato direto com os resíduos e faz com que elas reflitam sobre o que estamos produzindo, consumindo e descartando”, comenta Sara.
Quando questionada sobre a possibilidade de essa conscientização se estender para toda a comunidade, Sara foi enfática: “Sim, não só às pessoas que participam ativamente da ação. Com as imagens, as fotos e a comunicação que fazemos, esperamos envolver para que as pessoas observem com mais carinho o meio ambiente”, afirma.
Preservar os manguezais da Baía de Paranaguá é fundamental para manter o equilíbrio ecológico, proteger a biodiversidade e garantir recursos essenciais para as comunidades locais. Quanto mais as pessoas tomarem consciência da importância desses ecossistemas, maior será o impacto positivo na preservação e no cuidado com o meio ambiente. Cada ação conta na construção de um futuro mais sustentável para todos.
Portal Litoral do paraná
Paranaguá promove seminário no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil
Paranaguá realiza 1ª Conferência Municipal dos Direitos da População LGBTQIA+ na cidade
Presidente da Portos do Paraná detalha investimentos a cooperativas