25/09/2025

Antonina. Helicóptero da PRF lança 10 toneladas de sementes para reflorestar Mata Atlântica no PR

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) participou, pelo terceiro ano consecutivo, da semeadura aérea de espécies nativas durante a Semana do Meio Ambiente, no Paraná.

A atividade fez parte da 3ª Jornada da Natureza – iniciativa organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) com apoio de diversos órgãos públicos e instituições científicas. A ação ocorreu entre os dias 2 e 7 de junho e utilizou um helicóptero da PRF para o lançamento de dez toneladas de sementes de palmeira Juçara em comunidades rurais e áreas de preservação em diferentes regiões do estado.

Neste ano, a aeronave da PRF realizou lançamentos de sementes em Nova Laranjeiras, na Terra Indígena Rio das Cobras, e em Quedas do Iguaçu, na comunidade Dom Thomas Balduíno. Uma terceira operação, prevista para ocorrer no município de Antonina, na comunidade José Lutzenberger, foi suspensa devido a condições climáticas adversas que impediram o voo seguro na região. Aproximadamente 20 toneladas de sementes foram distribuídas, incluindo as distribuídas diretamente a famílias, para plantio manual.

A semeadura aérea tem como objetivo contribuir para o reflorestamento de áreas degradadas, promovendo a restauração da Mata Atlântica por meio da dispersão de sementes de espécies ameaçadas de extinção, como a palmeira-juçara. A aeronave da PRF, adaptada para o lançamento seguro de sementes, tem se mostrado uma ferramenta eficaz para alcançar locais de difícil acesso e cobrir grandes extensões em pouco tempo. A palmeira Juçara, além de contribuir com a fauna e a flora, ainda gera fonte de renda para as famílias das comunidades, que geram produtos diversos à partir dos frutos da palmeira, como sorvetes e geleias.

Além da PRF, participaram da ação representantes da Itaipu Binacional, Instituto Água e Terra (IAT), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre outras entidades públicas e acadêmicas.

A aeronave empregada nesta ação, adquirida com recursos de um fundo público que prevê a utilização em ações ambientais, vem sendo utilizada desde 2023 em missões ambientais, aeromédicas e de apoio a desastres, tendo atuado recentemente no socorro às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A semeadura aérea integra as ações estratégicas da PRF voltadas à preservação ambiental e à cooperação interinstitucional em iniciativas sustentáveis.