Nesta terça-feira (22), ao meio-dia, moradores e visitantes se reuniram em frente ao Batalhão da Polícia Militar, em Praia de Leste, em um ato simbólico que chamou atenção para a violência contra a mulher e a importância da ação coletiva no enfrentamento desse problema.
Durante a mobilização, mulheres abordaram motoristas que passavam pela blitz e entregaram folders informativos com orientações sobre os tipos de violência, canais de denúncia e formas de apoio às vítimas. O gesto buscou ampliar o acesso à informação e promover reflexão.
A ação mostrou as diferentes formas de agressão — física, psicológica, moral, patrimonial e sexual, ressaltando a urgência de romper o silêncio, acolher quem sofre e estimular atitudes responsáveis por parte de toda a sociedade.
Homens e mulheres participaram vestindo camisetas brancas, símbolo do desejo por uma convivência mais segura e igualitária para todas.

A atividade contou com a presença da vice-prefeita de Pontal do Paraná, Patricia Millo Marcomini, da vereadora Any Messina, da vereadora Elinete Rocha, de Bernadete Iaciuk, secretária do Conselho da Mulher, de Marina Brianez, representando a Aciapar, além de integrantes da Polícia Militar, da Coordenadoria de Políticas Públicas e da Guarda Municipal.
A frase estampada na faixa do ato resumiu o objetivo da iniciativa: “Pela vida e pelo fim da violência contra as mulheres.”
Informar é o primeiro passo para transformar realidades.
Fotos: PMPPR/Clovis Santos

Portal Litoral do paraná
VEN: Tecnologia, Humanização e Qualidade de Vida no Cuidado Auditivo em Paranaguá
Educação em movimento: iniciativa do vereador Welington Frandji assegura transporte intermunicipal para estudantes
Marilis Rocha propõe estudo para instalar portões eletrônicos e detectores de metais nas escolas de Paranaguá