A Portos do Paraná iniciou, na quarta-feira (4) e segue até o dia 18, o curso de capacitação em Planejamento de Contratações, com base no novo Regulamento Interno de Licitações e Contratos (RILC), aprovado pela empresa e publicado na Portaria 086/2025. O documento foi modernizado, alinhado com a legislação vigente, e balizará todas as contratações da empresa pública.
Foram convocados 50 empregados para acompanhar a programação, dividida em três módulos e seis dias de atividades. Trata-se de um investimento na qualificação massiva da equipe, com foco na adoção de práticas modernas que ampliem a política de integridade e melhorem os resultados nas contratações.
“Tentamos oferecer uma capacitação mais completa, abrangente e que alcançasse os temas mais sensíveis da Portos do Paraná, como os contratos terceirizados e os contratos de engenharia, além de reforçar o entendimento da parte geral dos contratos, especialmente os temas que tratam de integridade e da política de governança de contratações”, explicou a presidente da Comissão de Revisão do RILC e coordenadora administrativa, Maria Augusta Mendes.
O Módulo de Planejamento e Integridade será ministrado pela professora Tatiana Camarão; o Módulo de Integridade, pelo professor Márcio Medeiros; o Módulo de Engenharia, pelo professor André Kuhn; e o Módulo de Contratos Terceirizados, pelo professor Thiago Bergmann.
“A capacitação será conduzida por professores de renome, reconhecidos no mercado, com formação específica nas áreas que ministram e comprovada expertise. O curso foi estruturado com base no RILC e cria uma oportunidade para que os empregados tirem dúvidas sobre o novo regramento e analisem criticamente os procedimentos de contratação”, destacou a coordenadora trabalhista Stephanie Dias, também membro da Comissão de Revisão.
Segundo a professora Tatiana, o curso foi idealizado como uma trilha de aprendizagem. “Vamos trabalhar o RILC, mas também todas as normativas que impactam diretamente as contratações. O programa de integridade será citado e discutido aqui. As contratações são instrumentos para que a empresa evolua. Quando se contrata, está se agregando valor ao negócio. E o mais importante: tornar essas contratações mais eficientes, efetivas e eficazes por meio de procedimentos inovadores e sustentáveis”, explicou.
Tatiana ressaltou ainda que o RILC está em plena conformidade com o regramento nacional sobre o tema. “O regulamento traz toda a segurança jurídica de que a empresa precisa. É importante perceber que a alta direção está comprometida com esse investimento em qualificação, o que também é parte da governança. Qualificar as lideranças mostra um comprometimento que merece nosso reconhecimento”, afirmou.
Por fim, Maria Augusta reforçou a importância da participação ativa dos convocados. “É fundamental que todos participem dos módulos, para que possamos multiplicar os conhecimentos e transformar nossos processos, tornando-os mais robustos e seguros, tanto do ponto de vista técnico quanto jurídico. Isso reduzirá os impactos negativos e possíveis demandas dos órgãos de controle, por exemplo”, concluiu.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá