A Cattalini Terminais sediou a reunião da Coalizão Paranaguá, uma iniciativa da Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, onde a Cattalini participa, ao lado de mais 13 empresas dos setores portuário, rodoviário e ferroviário, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e com o Instituto Nacional do Trabalhador (INAT) de ações sistêmicas e integradas para o enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescente (ESCA)
Desde maio de 2021, a Cattalini Terminais é signatária do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, iniciativa promovida pela Childhood Brasil, por meio do programa Na Mão Certa.
A adesão reforça o papel da companhia na construção de um ambiente seguro e responsável, especialmente nas rotas logísticas utilizadas diariamente.
O Brasil conta hoje com duas redes empresariais atuando com a Childhood Brasil, sendo a Coalizão Pará e a Coalizão Paranaguá.
“A criação da Coalizão Paranaguá representa um marco para o município. Com forte vocação portuária, a cidade figura historicamente nos relatórios nacionais entre os locais com maior incidência de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa surge como resposta a esse cenário, reunindo esforços de diferentes setores para enfrentar, de forma contundente, um problema que há anos ameaça a infância e a juventude da região”, afirmou Angela Bahry, coordenadora de ASG da Cattalini.
Segundo Ane Ramos, coordenadora do projeto Coalizão Paranaguá, a proposta foi fortalecer a união entre as empresas e construir soluções conjuntas. “O projeto prevê uma atuação integrada com a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes e conta com a participação ativa das empresas. Neste encontro, trouxemos atualizações sobre as ações já realizadas e discutimos aprimoramentos. Nosso objetivo é sempre unir forças para enfrentar um problema tão grave e urgente”, destacou.
Pioneira no movimento, a Cattalini tem mobilizado e incentivado outras empresas a se engajarem na causa. Para Beatriz Mocelin, analista de Logística da companhia e ponto focal do Programa na Mão Certa, a troca de experiências é essencial. “É uma oportunidade de compartilhar iniciativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em nossa região. Trata-se de um tema extremamente relevante e que precisa ser debatido por toda a sociedade”, afirmou.
Entre as empresas presentes, estava a Portos do Paraná, que também integra o Movimento Coalizão. Melissa de Paula, coordenadora de Novos Negócios, ressaltou a importância do encontro. “Este foi um importante momento para refletirmos sobre todas as atividades que as empresas realizaram no decorrer do ano e falarmos sobre as próximas ações para 2026”, disse.
Marciney de Oliveira presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente e INAT organização que oferece programas de aprendizagem para jovens reforçou a relevância da iniciativa. “A partir do Movimento Coalizão Paranaguá, atuamos junto às comunidades, na rede de proteção e nos serviços de atendimento e de proteção das crianças e adolescentes da nossa cidade”, explicou.
O encontro reforçou entre os presentes que a Coalizão Paranaguá segue fortalecendo o compromisso de todos pela proteção da infância e da adolescência. Entre as próximas ações previstas pela Cattalini Terminais, está a comemoração do Dia do Caminhoneiro, oportunidade para levar informação e conscientização aos motoristas, incentivando-os a serem verdadeiros agentes de proteção das crianças e adolescentes.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá