A Cattalini Terminais sediou a reunião da Coalizão Paranaguá, uma iniciativa da Childhood Brasil, por meio do Programa Na Mão Certa, onde a Cattalini participa, ao lado de mais 13 empresas dos setores portuário, rodoviário e ferroviário, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e com o Instituto Nacional do Trabalhador (INAT) de ações sistêmicas e integradas para o enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescente (ESCA)
Desde maio de 2021, a Cattalini Terminais é signatária do Pacto Empresarial contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, iniciativa promovida pela Childhood Brasil, por meio do programa Na Mão Certa.
A adesão reforça o papel da companhia na construção de um ambiente seguro e responsável, especialmente nas rotas logísticas utilizadas diariamente.
O Brasil conta hoje com duas redes empresariais atuando com a Childhood Brasil, sendo a Coalizão Pará e a Coalizão Paranaguá.
“A criação da Coalizão Paranaguá representa um marco para o município. Com forte vocação portuária, a cidade figura historicamente nos relatórios nacionais entre os locais com maior incidência de casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa surge como resposta a esse cenário, reunindo esforços de diferentes setores para enfrentar, de forma contundente, um problema que há anos ameaça a infância e a juventude da região”, afirmou Angela Bahry, coordenadora de ASG da Cattalini.
Segundo Ane Ramos, coordenadora do projeto Coalizão Paranaguá, a proposta foi fortalecer a união entre as empresas e construir soluções conjuntas. “O projeto prevê uma atuação integrada com a Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes e conta com a participação ativa das empresas. Neste encontro, trouxemos atualizações sobre as ações já realizadas e discutimos aprimoramentos. Nosso objetivo é sempre unir forças para enfrentar um problema tão grave e urgente”, destacou.
Pioneira no movimento, a Cattalini tem mobilizado e incentivado outras empresas a se engajarem na causa. Para Beatriz Mocelin, analista de Logística da companhia e ponto focal do Programa na Mão Certa, a troca de experiências é essencial. “É uma oportunidade de compartilhar iniciativas voltadas à proteção de crianças e adolescentes em nossa região. Trata-se de um tema extremamente relevante e que precisa ser debatido por toda a sociedade”, afirmou.
Entre as empresas presentes, estava a Portos do Paraná, que também integra o Movimento Coalizão. Melissa de Paula, coordenadora de Novos Negócios, ressaltou a importância do encontro. “Este foi um importante momento para refletirmos sobre todas as atividades que as empresas realizaram no decorrer do ano e falarmos sobre as próximas ações para 2026”, disse.
Marciney de Oliveira presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente e INAT organização que oferece programas de aprendizagem para jovens reforçou a relevância da iniciativa. “A partir do Movimento Coalizão Paranaguá, atuamos junto às comunidades, na rede de proteção e nos serviços de atendimento e de proteção das crianças e adolescentes da nossa cidade”, explicou.
O encontro reforçou entre os presentes que a Coalizão Paranaguá segue fortalecendo o compromisso de todos pela proteção da infância e da adolescência. Entre as próximas ações previstas pela Cattalini Terminais, está a comemoração do Dia do Caminhoneiro, oportunidade para levar informação e conscientização aos motoristas, incentivando-os a serem verdadeiros agentes de proteção das crianças e adolescentes.

Portal Litoral do paraná
VEN: Tecnologia, Humanização e Qualidade de Vida no Cuidado Auditivo em Paranaguá
Educação em movimento: iniciativa do vereador Welington Frandji assegura transporte intermunicipal para estudantes
Marilis Rocha propõe estudo para instalar portões eletrônicos e detectores de metais nas escolas de Paranaguá