A empresa pública Portos do Paraná vai investir mais de R$ 18 milhões na revitalização das principais vias de acesso ao Porto de Antonina. A previsão é que as obras comecem entre maio e junho deste ano.
A Avenida Conde Matarazzo e a Rua Engenheiro Luiz Augusto Leão da Fonseca terão mais de 4,6 quilômetros de pavimentação revitalizada. O projeto prevê a remoção do asfalto antigo para substituição por pavimentação em concreto, que tem maior durabilidade em comparação ao asfalto e um custo de manutenção significativamente menor. Além disso, o material proporciona mais segurança no trânsito.
O projeto contempla ainda a implantação de ciclovias, rampas de acessibilidade, novos abrigos de ônibus e a reforma das calçadas. Além disso, serão instalados sistemas de drenagem para evitar alagamentos nas vias, além de sinalização e outros serviços complementares para aprimorar o fluxo de caminhões.
“São obras que trazem melhorias para a cidade e segurança para motoristas, ciclistas e pedestres, por serem algumas das principais vias de acesso ao centro da cidade e ao Porto de Antonina”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
“A pavimentação em concreto é a mais adequada ao intenso fluxo de veículos pesados que trafegam nas vias, pois são projetadas para suportar a quantidade e peso dos caminhões. Este tipo de pavimento também é mais resistente, o que proporciona maior vida útil e menos necessidade de manutenção”, explicou o diretor de Engenharia e Manutenção da Portos do Paraná, Victor Kengo.
A Prefeitura de Antonina elaborou o projeto e acompanhou a empresa responsável pelas obras nas sondagens da Avenida Conde Matarazzo. O solo foi avaliado para garantir que a pavimentação seja executada com qualidade e para auxiliar na escolha dos materiais e técnicas a serem utilizados na obra. “Esse é um sonho antigo dos moradores e comerciantes de Antonina. A pavimentação vai melhorar a mobilidade, trazer mais segurança e incentivar o desenvolvimento econômico e turístico”, afirmou a prefeita Rozane Osaki.
Para reduzir os transtornos durante as obras, serão planejados desvios e mudanças temporárias no trânsito. A conclusão dos trabalhos está prevista para o primeiro semestre de 2026.
PORTO DE ANTONINA – Em 2024, o Porto de Antonina movimentou 1,9 milhão de toneladas de açúcar ensacado e a granel, fertilizantes e demais produtos. O volume representa um crescimento de 47% em relação a 2023, quando foram movimentadas 1,3 milhão de toneladas.
Atualmente, o Porto de Antonina é um dos terminais administrados pela empresa pública Portos do Paraná, que possui a segunda maior movimentação portuária do Brasil e é pentacampeã em melhor gestão portuária no País, segundo o governo federal.
Portal Litoral do paraná
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