O sábado, 8 de março, foi especial e marcado por homenagens ao Dia Internacional da Mulher. A festividade “Paranaguá de Todas” foi realizada na Praça de Eventos pela Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria da Mulher. Os presentes puderam ter acesso à apresentações artísticas, serviços gratuitos de saúde, beleza, bem-estar, dentre outros. Também foram oferecidas orientações sobre os direitos das mulheres.
Na ocasião, quatro mulheres foram homenageadas: a vice-prefeita Fabiana Parro; Maeli Damaceno, servidora pública com mais de 50 anos de vivência profissional; Matsuko Mori Barbosa, Coordenadora Estadual da União Brasileira de Mulheres e Esmeralda Quadros, que aos 86 anos segue firme na defesa dos direitos das mulheres, dos animais e do meio ambiente.
“Esse é um dia para celebrar a força, a coragem e a determinação das mulheres. Ao longo dos anos, elas conquistaram muitos espaços de poder e estão presentes em todas as atividades. Hoje é um dia para comemorar essas conquistas. Sinto imensa e profunda gratidão pelo trabalho que as mulheres de nossa cidade realizam para o bem de todos. Contamos com várias mulheres no primeiro escalão da prefeitura, ocupando cargos de secretárias municipais, superintendentes e diretoras. São mulheres que constroem, desenvolvem Paranaguá e compreendem as necessidades da nossa população”, disse o prefeito Adriano Ramos.
“As mulheres estão ocupando os lugares que lhes são de direito, demonstrando sua capacidade. Temos um prefeito que apoia essa ascensão. A gestão do Adriano Ramos valoriza as mulheres, além disso, a maioria dos secretários são mulheres qualificadas, que demonstram diariamente o motivo de ocuparem esses cargos”, destacou a vice-prefeita Fabiana Parro.
A secretária da Mulher, Daiane Christakis, aproveitou a data para reforçar a importância da igualdade de oportunidades em diversos segmentos da sociedade. “O que buscamos é igualdade e oportunidades. Esse é o principal foco da Secretaria da Mulher: garantir que as mulheres tenham as mesmas chances no trabalho, na vida e no uso dos espaços públicos, para que assim se sintam mais seguras e respeitadas”, completou.
Portal Litoral do paraná
Unidades de Saúde estarão abertas neste sábado com foco na saúde da mulher
Peça teatral “Cafés Malditos” acontece na Estação Ferroviária com duas apresentações gratuitas
Falta de consciência popular: mutirão recolhe 17 toneladas de lixo em margens de rios, manguezais e áreas costeiras de Paranaguá