A limpeza e o desassoreamento do Canal Pery, também conhecido como Rio Pery, seguem em andamento e agora chegam até a PR-407, em Pontal do Paraná.
A ação, que não era realizada desde 2002, está sendo executada pelo Instituto Água e Terra (IAT), com apoio da Prefeitura de Pontal do Paraná. A intervenção faz parte de um amplo pacote de obras de drenagem urbana com objetivo de combater reduzir alagamentos.
O projeto foi dividido em três etapas. O primeiro lote abrange a região do balneário Canoas, iniciando no final da Avenida Santos Dumont e se estendendo por cerca de 7 quilômetros ao longo do canal, até o ponto de interseçhttps://www.portallitoraldoparana.com.br/wp-admin/post-new.php#ão com o trecho vindo de Matinhos.
O segundo lote cobre esse trecho de interligação até o início do canal já dentro do território de Matinhos. Por fim, o terceiro lote será executado no segmento que vai do ponto de encontro entre os dois primeiros trechos até o Rio Guaraguaçu.
As frentes de trabalho contam com equipamentos específicos para atuação em áreas alagadas, incluindo uma máquina anfíbia e três escavadeiras com braço longo, que permitem maior alcance e eficiência na remoção do excesso de sedimentos.
O projeto foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Pontal do Paraná e prevê um investimento total de R$ 3,8 milhões.
O município segue atuando com foco em ações estruturais, que trazem resultados concretos para as comunidades.

Portal Litoral do paraná
63 casais oficializam união em cerimônia do Casamento Coletivo de Pontal do Paraná
Antonina celebra sucesso da Copa Ninja com atletas de todo o país e grande público
Vendaval com rajadas de 65 km/h causa estragos e mobiliza força-tarefa em Paranaguá