A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria de Inclusão (Semi) e da Superintendência de Trânsito (Sumtran), fez nesta terça-feira (20) uma ação em alusão à campanha Maio Amarelo 2025: Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana. A atividade teve a participação do SEST SENAT, da Guarda Civil Municipal e da comunidade, reforçando o compromisso com a inclusão e a mobilidade.
A secretária municipal de Inclusão, Isabelle Dias, destacou a importância do momento. “Hoje é um dia muito importante para a inclusão e a mobilidade acessível em nossa cidade. A iniciativa representa respeito, dignidade e o reconhecimento dos direitos de cada cidadão. Quando garantimos acesso adequado às vagas, promovemos autonomia, facilitamos o cotidiano de quem enfrenta desafios diários e tornamos o espaço público mais justo e acolhedor”, considerou.
Durante o evento, foram emitidas credenciais para Pessoas com Deficiência (PCDs) e oferecidos serviços gratuitos à população. Sueli Franco, de 67 anos, foi a primeira cidadã a fazer sua carteirinha e comemorou: “Estou muito feliz, fui muito bem atendida, desde que entrei pela porta até finalizar o atendimento. Estão de parabéns.”

O SEST SENAT contribuiu com aferição de pressão, teste de glicemia e um simulador de embriaguez. A representante da instituição, Cibelle Ribeiro, reforçou a proposta da ação. “Estamos na campanha Maio Amarelo juntamente com a equipe de educação para o trânsito da Guarda Civil Municipal. A conscientização é importante para que tenhamos um trânsito mais tranquilo. Trouxemos também cuidados com a saúde, atendendo sempre toda a comunidade de Paranaguá e região litorânea”, explanou.
A chefe da Divisão de Educação para o Trânsito da Guarda Civil Municipal, Cris Maia Paixão, destacou a programação da campanha e a necessidade urgente de mudança no comportamento no trânsito: “A Sumtran está emitindo credenciais para PCDs. Trouxemos um tapete interativo para destacar os perigos da mistura entre direção e álcool, e seguimos com o calendário do Maio Amarelo. Nesta quinta-feira (22), estaremos no Colégio Alberto Gomes Veiga com ações educativas e, no dia 31, realizaremos um passeio ciclístico aberto à população. Precisamos mudar urgentemente esse quadro de acidentes em nossa cidade. Não podemos normalizar esses índices.”
A ação reafirma o papel do poder público na promoção de um trânsito mais seguro, acessível e humano, valorizando cada cidadão e construindo uma Paranaguá mais inclusiva.

Portal Litoral do paraná
63 casais oficializam união em cerimônia do Casamento Coletivo de Pontal do Paraná
Antonina celebra sucesso da Copa Ninja com atletas de todo o país e grande público
Vendaval com rajadas de 65 km/h causa estragos e mobiliza força-tarefa em Paranaguá